SÃO VICENTE INAUGURA CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO – TRIPULANTES DO FUTURO

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 16:23, por: cdb

Um futuro de sucesso depende de um alicerce sólido com base no ensino de qualidade. Para se tornar referência no País quando o assunto é formação de jovens para trabalhar em cruzeiros marítimos pelo mundo, São Vicente inaugura, nesta sexta-feira (27/01), às 10 horas, o Centro Vocacional Tecnológico – Tripulantes do Futuro (Avenida Nações Unidas com Avenida Marechal Cândido Mariano Rondon, s/nº – Vila Margarida).
O novo equipamento foi planejado para dar aos 300 estudantes que farão parte do projeto este ano a sensação de entrar em um navio. No térreo está localizada o lounge de entrada, a secretaria, a recepção, a sala de coordenação administrativa, a sala de pesquisas, com computadores, a lavanderia, a sala multiuso e as duas salas disponibilizadas para as aulas de inglês dos estudantes.
O primeiro piso da nova sede do projeto Tripulantes do Futuro é voltado para entretenimento. É nele que está o laboratório de restaurante, com cozinha e bar, onde os alunos aprendem a rotina de trabalho em cruzeiros, enquanto outros aprendizes assistem os companheiros aprendendo as novas funções. Ainda existe também um espaço onde as pessoas são servidas ao som de música ao vivo e um auditório, com capacidade para 80 pessoas, no qual serão ministradas oficinas e workshops.
No segundo andar estão as duas salas de recrutamento que serão utilizadas pelas parceiras do projeto, a MSC e a Royal Caribbean. Além deste local onde serão feitas as entrevistas com os estudantes antes de embarcarem, é nesse piso que se encontram as quatro salas teóricas e as duas cabines que reproduzem os quartos de um navio, são nelas que os alunos colocarão em pratica os ensinamentos. Há também dois almoxarifados. Já na parte externa, estão localizados guarda-sóis e cadeiras que simulam a pra de um cruzeiro com o visual da Esplanada dos Barreiros como paisagem.
O projeto – Inédito no País, o Tripulantes do Futuro nasceu em julho de 2008, fruto de parceria da MSC Cruzeiros do Brasil com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas) e com o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS). A iniciativa rendeu frutos e, posteriormente, outras parcerias foram criadas, por exemplo, com a Royal Caribbean. Desde então, cerca de 250 jovens já embarcaram para trabalhar a bordo de navios que operam tanto na Costa Brasileira, como no Mediterrâneo e outros roteiros no Exterior.
O curso, que dura seis meses, inclui disciplinas como marketing pessoal, inglês de bordo, governança, garçom, recreação e bartender. Mais que capacitar jovens para o mercado de cruzeiros marítimos, o projeto os qualifica para atuar nos diversos ramos da atividade turística, como hotéis, quiosques, restaurantes e eventos. O curso conta, ainda, com aulas de secretaria e recepção, etiqueta profissional, decoração de mesa, organização de eventos, entre outros.