São Paulo amplia carga horária das escolas estaduais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 29 de janeiro de 2005 as 14:15, por: cdb

A carga horária de aulas no ensino médio das escolas estaduais de São Paulo vai passar de 25 para 30 horas semanais. A mudança para os 1,6 milhão de alunos da rede foi aprovada em votação realizada pela internet para decidir mudanças na matriz curricular.

As alterações devem ser implantadas ainda no ano letivo de 2005 pela Secretaria Estadual da Educação. Na 1ª e na 2ª séries do ensino médio, as disciplinas de português, matemática, história e geografia ganharão mais uma aula por semana cada uma. Além disso, os dois primeiros anos do ensino médio passam a ter duas aulas de filosofia. Atualmente, existe apenas uma aula que é utilizada para filosofia, sociologia ou psicologia, a critério da escola.

Na 3ª série, a escola irá incluir mais uma aula semanal para uma das disciplinas da área de Ciências da Natureza (biologia, física ou química). Além disso, a escola deverá incluir duas aulas de filosofia, sociologia ou psicologia, a critério da escola. As duas aulas não precisam ser da mesma disciplina.

Votação

Aproximadamente 80% das escolas da rede estadual de ensino que mantêm cursos de ensino médio (2.772 de um total de 3.400), em todo o Estado, participaram da votação sobre as mudanças na matriz curricular. Desse total, 2.505 escolas (90% do total) se mostraram favoráveis ao aumento de 25 para 30 horas na carga horária semanal de aulas.

Os diretores, que se reuniram com professores para discutir as mudanças, também tinham a opção de montar uma matriz curricular diferente da proposta pela secretaria. Mas o modelo sugerido pela Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) foi aprovado por 1.771 votos (64% do total).

O Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 90 milhões para implantar as mudanças. Por enquanto, a nova grade não será ampliada para o período noturno, já que a maioria dos estudantes trabalha e não tem flexibilidade de horário. O período noturno tem carga de 20 horas semanais.