São Gonçalo amplia programa de inclusão digital

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 as 15:11, por: cdb

São Gonçalo é o primeiro município do Rio de Janeiro a receber uma das 100 estações digitais que serão implantadas até o final do ano em várias cidades pela Fundação Banco do Brasil. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Digital do governo que investe este ano R$ 8,4 milhões no setor

A estação digital foi inaugurada hoje no bairro de Alcântara onde já funcionava um telecentro na Rádio Comunitária Novo Ar, com cinco computadores. Esta unidade foi montada com o dinheiro do prêmio recebido em 2002 do Banco Mundial pelos programas sociais desenvolvidos pela comunidade. Com o investimento de R$ 40 mil, o espaço foi ampliado e adquiridos mais nove computadores.

A presidente da comunidade Novo Ar, Maria Graça Rocha, explicou que a nova estrutura “representa uma possibilidade maior de inclusão social da comunidade e de geração de emprego e renda para os jovens, já que muitos deles conseguiram entrar para universidades federais com base de formação desenvolvida no espaço”.

A comunidade Novo Ar tem 2.300 sócios e já formou mil jovens em programas de informática. Maria Graça espera dobrar este número, com a expansão da estrutura, agora transformada em estação digital. A comunidade desenvolve vários trabalhos de formação profissional, especialmente voltados para jovens em mulheres.