Santo André inaugura Centro de Fortalecimento Muscular do Idoso no bairro Capuava

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 06:31, por: cdb

28/03/2012 – 09:25 Secretaria de Saúde Ação de profissionais da saúde foca no idoso que está atualmente restrito ao ambiente domiciliar, devido à falta de condicionamento físico e massa muscular

CFMI tem como finalidade atender o idoso que está atualmente restrito à falta de condicionamento físico e muscular
Fotos: Mauricio Taboni/PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quarta-feira (27), o Centro de Fortalecimento Muscular do Idoso – (CFMI) , no bairro Capuava. A cerimônia que contou com a presença do Prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin, do secretário de Saúde, Dr. Antonio de Giovanni Neto, e demais autoridades, mobilizou moradores do entorno e usuários do serviço. O CFMI tem como finalidade atender o idoso que está atualmente restrito ao ambiente domiciliar, devido à falta de condicionamento físico e massa muscular, mas que, se adequadamente trabalhado, possui potencial de participar de outros programas da Prefeitura e obter mais qualidade de vida. 

Para que o CFMI possa atuar de forma adequada na vida de um idoso e atingir os objetivos esperados é necessário seguir protocolos técnicos específicos. Os usuários devem apresentar determinadas condições clínicas, que permitam a inserção e evolução dentro do programa. Para tanto, o acesso ocorre por meio da rede pública de saúde, na qual o médico faz a indicação para o tratamento no Centro. 

O prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin, pontuou alguns dos aspectos que tornam este centro um local diferenciado para a saúde pública do município. “Mais qualidade na saúde e no atendimento. Este serviço vai tirar o idoso da concha domiciliar, trazendo-o para a vida novamente”, salientou o prefeito. Os usuários do CFMI têm um período de permanência de no mínimo três e no máximo seis meses e são acompanhados por Educadores Físicos da Secretaria de Saúde. Caso o usuário não tenha obtido os resultados de fortalecimento após seis meses, deverá ser encaminhado ao Centro de Reabilitação Municipal (CREM), outro órgão da Prefeitura de Santo André. 

O Secretário de Saúde, Antonio de Giovanni Neto, destaca o perfil diferenciado que o CFMI tem na cidade. “Nossa ação se desenvolve de maneira diferenciada. Temos um perfil de público que pretendemos atingir, que tem possibilidade de melhora e não tinha a oportunidade de usufruir de um espaço como este. O serviço desenvolvido no CFM Pignatari, por exemplo, já mostrou os resultados. Tivemos idosos que com dois meses de fortalecimento muscular abandonaram as bengalas e espontaneamente circulavam pelo  CFM, sem nenhum tipo de auxilio, frisou Giovanni.               

 

 SECOM PSA
Mais informações à imprensa:
Daniel Betega / José Henrique Mioto
Assessoria de imprensa
dabetega@santoandre.sp.gov.br / jhmioto@santoandre.sp.gov.br
27/03/2012