Santa Maria desperta interesse de investidores espanhóis. Missão vai ao Tecnoparque de Bilbao

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 12:13, por: cdb

Publicada em 25/01/2012 – Atualizado em 25/01/2012 11h47m

Santa Maria desperta interesse de investidores espanhóis. Missão vai ao Tecnoparque de Bilbao

A missão empresarial santa-mariense à Bilbao (Espanha), liderada pelo prefeito Cezar Schirmer, avança nas prospecções com representantes de mais de 90 empresas do país basco, com atuação em gestão ambiental e processos sustentáveis. Nesta quarta-feira (25) pela manhã, a comitiva de Santa Maria conheceu o Parque Tecnológico de Bilbao – o primeiro criado na Espanha, em 1985.

O complexo possui 220 empresas instaladas, gera cerca de 7.500 empregos e, segundo o prefeito Schirmer, existe um grande interesse por parte das instituições e empresas instaladas no Parque Tecnológico de Bilbao, ocupado essencialmente por empresários e professores universitários, em firmar parceria com o Santa Maria Tecnoparque, em construção no Distrito Industrial (DI). “Trata-se de um misto de distrito industrial com incubadoras e como existe um forte interesse de se investir no mercado brasileiro e indiano, estamos trabalhando no sentido de estabelecermos um termo de cooperação entre os dois parques”, disse o prefeito.

Após três dias de prospecções, troca de informações e apresentação da cidade para os investidores espanhóis, o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovano Manica, que acompanha a missão santa-mariense, revela que quatro empresas da Associação Cluster de Indústrias do Meio Ambiente do País Basco (Aclima) demonstraram interesse em avançar nas tratativas com uma empresa de Santa Maria. “Podemos perceber que a missão liderada pelo prefeito alcança para um novo estágio”, disse Manica.

“Durante três horas e meia o prefeito Cezar Schirmer apresentou a cidade aos investidores. Foi uma apresentação institucional, com estatísticas e características gerais, destacando, também, a qualidade de vida no município e seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, destacou o secretário. “O prefeito também mostrou o caminho trilhado com vistas à transformação do perfil econômico, pela valorização das empresas e indústrias locais, atração de novos empreendimentos com enfoque no setor industrial, o licenciamento ambiental do DI e os incentivos previstos em lei”, completou Manica.

A presença da gigante alemã Krauss Maffei Wegmann (KMW) em Santa Maria e a inclusão da cidade no cenário mundial para atração de grandes investimentos também chamou a atenção dos empresários da Aclima. A qualidade da mão de obra formada pelas instituições de ensino da cidade, apresentada como pólo educacional, é outro fator considerado pelos investidores.

“Estamos avançando e reforçando o interesse de parcerias entre empresas de Santa Maria e integrantes desse cluster que podem culminar com investimentos. É nesse sentido que estamos caminhando. Santa Maria é a única cidade do Brasil a ser convidada pela Aclima para participar das discussões. A Aclima também manifestou intenção em ingressar no mercado da América do Sul pelo Brasil. Estamos abrindo as portas de Santa Maria e do Rio Grande do Sul para que esse interesse possa ser materializado”, reforçou o prefeito.

O diretor da empresa GR2 – Gestão de Resíduos Sólidos, Gilson Tadeu Amaral Piovezan Júnior, integra a missão santa-mariense que se encontra em Bilbao. Ele fala da oportunidade que teve, assim como outros empresários da cidade, de apresentar aos investidores espanhóis as empresas e indústrias de Santa Maria.

“Apresentamos projetos DNA área ambiental e trocamos informações com empresas espanholas que querem ingressar no mercado brasileiro. Mostramos que Santa Maria possui potencial e que o ingresso da Aclima no Brasil pode se dar por Santa Maria”, disse Piovezan Júnior, que confirma o interesse dos espanhóis de expandir seus negócios.

A vereadora Maria de Lourdes Castro também integra a comitiva santa-mariense e disse estar vislumbrada com a forma com que Santa Maria foi apresentada aos investidores do país basco. Segundo ela, Schirmer conseguiu passar aos integrantes da Aclima o exato cenário de transformação econômica que a cidade experimenta, por conta da visão desenvolvimentista do chefe do Executivo.

“Despertamos o interesse dos investidores e a troca de informações é muito intensa nesse momento”, disse a vereadora, fazendo uma comparação da transformação econômica experimentada por Bilbao nos últimos 15 anos, do pólo naval para o turismo sustentável. “Santa Maria busca vocacionar sua economia baseada no comércio e serviços para o desenvolvimento industrial sustentável e o turismo. Schirmer está no caminho certo e esperamos bons resultados por conta dessa missão”, disse Maria de Lourdes.

Após a visita, nesta quarta-feira, às instalações do Tecnoparque de Bilbao a missão santa-mariense na Espanha segue para a cidade de Vitória. O município, segundo o secretário Manica, é considerado o mais ecologicamente correto do país basco. Para quinta-feira (26), está prevista uma agenda política da comitiva e novas visitas a instalações industriais à convite dos integrantes da Aclima.

Participam da missão santa-mariense empresários da cidade, representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Fórum de Entidades Empresariais, Câmata de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Câmara de Vereadores e empresas com atuação voltada aos segmentos de metalurgia, consultoria ambiental, gestão de resíduos sólidos e construção de transformadores de distribuição de energia elétrica.

 

MISSÃO SANTA-MARIENSE

Cezar Augusto Schirmer
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Marcos Ugalde de Araujo Goes
Sustentasul Consultoria Ambiental

Gilson Tadeu Amaral Piovezan Júnior
GR2 – Gestão De Resíduos Sólidos

Marçal Paim da Rocha
Químea

Juliana Vidal Marcon
Destina Soluções em Resíduos

Sonia de Avila Botton
UFSM

Diogo De Gregori
Agência de Desenvolvimento de Santa Maria

Lucas Fernandez Robinson
Robinson, Bernardes & Dias Advogados

Rogério Carvalho de Assis Brasil
Diretor do Gabinete
Prefeitura Municipal de Santa Maria / Unifra

Valéria Cristina Paredes Robinson
Destina Soluções em Resíduos

Giovani Carter Manica
Secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Maria de Lourdes Castro
Câmara Municipal de Santa Maria

Souvenir Machado
Diretor da Cacism e Presidente do Fórum das Entidades Empresariais

Marcio Mansilha
Polo Electro

Eduardo Mansilha
Polo Electro

 

Texto: Fabricio Minussi
Foto: Divulgação