Samsung visa enfrentar rivais com câmera acionada pelo Android

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de novembro de 2012 as 10:17, por: cdb

A gigante sul-coreana de eletrônicos Samsung Electronics tem os rivais japoneses na mira com uma câmera digital acionada pelo sistema operacional Android que permite que usuários enviem fotos rapidamente, e sem utilizar cabos, para sites de rede social.

Samsung
Sul-coreana disputa mercado de câmeras com as japonesas Canon e Nikon

A câmera Galaxy permite que usuários se conectem a uma rede de telefonia móvel ou Wi-Fi e enviem fotos e vídeos sem que precisem conectar o dispositivo a um computador.

Embora não seja a primeira câmera com esse recurso a chegar ao mercado, o poder financeiro e de marketing da Samsung sugere que ela possa representar a maior ameaça ao domínio japonês no setor de câmeras digitais, cuja projeção do grupo de pesquisa Lucintel é de que atinja US$ 46 bilhões anuais em 2017, liderado por Canon, Panasonic, Nikon, Sony e Olympus.

– A Samsung terá problemas para enfrentar rivais como a Canon e a Nikon no cenário das marcas de câmeras – disse Liz Cutting, analista sênior de produtos de imagem do grupo de pesquisa NPD. “Mas, como marca bem conhecida na arena de produtos eletrônicos conectados, a empresa tem uma oportunidade única de transferir a força de categorias adjacentes para o mundo das câmeras”.

O grupo sul-coreano, que disputa a liderança no mercado de eletrônicos móveis com a Apple, já lidera os mercados mundiais de televisores, celulares inteligentes e chips de memória.

No ano passado, a Samsung transferiu o controle de sua divisão de câmeras e sistemas digitais de imagens – uma de suas menores unidades – para JK Shin, que comanda as operações móveis, responsáveis por 70% do lucro de US$ 7,4 bilhões que a empresa anunciou para o terceiro trimestre.

– Nossa divisão de câmeras está rapidamente evoluindo… e creio que poderá estabelecer um novo marco para a Samsung – afirmou Shin nesta quinta-feira em evento de lançamento em Seul. “O produto inaugurará um novo capítulo na comunicação – a comunicação visual”, disse, ressaltando as resenhas positivas da câmera Samsung Galaxy, que chegou às lojas dos Estados Unidos e da Europa neste mês.