Samsung sobe mais uma posição no ranking de telefonia celular

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de dezembro de 2001 as 22:28, por: cdb

Uma subida no ranking mundial de fabricantes de telefones celulares. A Samsung – que ocupava o quinto lugar em vendas no segundo trimestre deste ano, com 6,9% de participação no mercado mundial – subiu mais um degrau durante o terceiro trimestre, assegurando o quarto lugar com a fatia de 7,5% do mercado mundial de telefonia móvel celular.
De acordo com os números divulgados pela Dataquest, a fabricante coreana vendeu 7,1 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2001 – um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que a Samsung estava em sétimo lugar em vendas globais neste período de 2000.
Atualmente, o relatório da Dataquest classifica os cinco principais fabricantes mundiais de telefones móveis na seguinte ordem decrescente: Nokia, Motorola, Ericsson, Samsung e Siemens. De acordo com o relatório, no terceiro trimestre, a Samsung superou a Siemens, sendo que a subida da empresa na classificação global pode ser atribuída aos mercados em expansão para aparelhos CDMA na Austrália e nas Américas, bem como às incursões da companhia no mercado europeu de GSM desde 1998.
Segundo a Dataquest, a Samsung manteve-se durante este período como uma marca com preços médios e altos, enquanto continuou a fortalecer sua posição no mercado através de esforços de marketing que a companhia planeja ainda ampliar destacando produtos da próxima geração, como os aparelhos cdma 1x – nos Estados Unidos e no Brasil – e os telefones GPRS – na Europa.
“Paralelamente, o recente lançamento na América Latina do primeiro produto da Samsung com tecnologia TDMA também alavanca o volume de vendas de celulares da marca. Com a entrada no mercado de TDMA, a companhia passa a fazer parte do seleto grupo de quatro fornecedores que dominam as três principais tecnologias de comunicação móvel do mundo”, explica André Varga, gerente de produto da Samsung.