Salvador comemora 463 anos com ampla programação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 16:25, por: cdb

Os 463 anos de Salvador vão ser comemorados com várias atividades gratuitasnesta quinta-feira (29). A programação – montada pela Prefeitura Municipal eque teve início na primeira quinzena deste mês – envolve shows, exposições eentrega de novos equipamentos públicos.

 

As ações começam às 9h, com a inauguração da Unidade de ProntoAtendimento (UPA) Hélio Machado, em Itapuã. O centro conta com três consultóriosmédicos, salas de classificação de risco e de estabilização, Raio-X, curativo,consultório odontológico para atendimento de urgência, leitos de observaçãomasculino, feminino e pediátrico, farmácia e necrotério (para guarda provisóriade corpos). A UPA conta ainda com sete banheiros com chuveiro, também adaptadospara deficientes.

 

Às 15h, é a vez de ser entregue à população a Unidade de Saúde da Famíliae o Centro de Especialidades Odontológicas do Alto da Cachoeirinha, no Cabula. AUSF contará com oito consultórios médicos e dois dentários, funcionando comquatro equipes de Saúde da Família (PSF). Anexo à unidade, funcionará ainda umCentro de Especialidades Odontológicas (CEO) – o sexto inaugurado pela atualgestão municipal, que terá seis consultórios dentários. Cerca de 50 mil pessoasserão beneficiadas, tanto do Cabula, quanto dos bairros adjacentes, comoArenoso, Beirú e Narandiba.

 

Na área da educação, emNova Brasília (Valéria), serão entregues o Centro Municipalde Educação Infantil Paulo Bispo Braz e o Ginásio Poliesportivo Nelson Cazumbá,às 9h. Na ocasião, será assinada uma ordem de serviço pela Secretaria Municipalde Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) para reforma e reconstrução de22 quadras da Rede Municipal de Ensino.

 

A iniciativa reforça as ações da cidade para a Copa de 2014, com apoio doEscritório Municipal da Copa (Ecopa). A cerimônia de inauguração será marcadapor torneios de futsal feminino e masculino, apresentação das alunas do grupode dança do Programa de Educação Esportiva da Secult, além de fanfarra e umbolo em homenagem aos 463 anos da capital baiana.

 

Um dos principais cartões-postais da cidade, o Elevador Lacerda ganha umconjunto especial de iluminação, que poderá ser conferido a partir das 19h.Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção àViolência (Sesp), o projeto envolve 93 projetores, que variam de 50 a 300 watts e podem geraraté 100 cores diferentes.

 

Atrações culturais – Na parte cultural, às 18h,tem o sarau do tradicional grupo de choro Os Ingênuos e participação dascantoras Lia Chaves e Noeme Bastos, na Praça Thomé de Souza. Na Casa do Benin,no Pelourinho, será realizado um desfile de penteados afro, com a cabeleireiraNegra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul.

 

Já no Museu da Cidade, tem a exposição “Um Olhar sobre Salvador”, em quediferentes artistas plásticos do Centro Histórico expõem telas sobre a capitalbaiana. Na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, na Liberdade, opúblico poderá apreciar a exposição fotográfica “Um olhar sobre a Liberdade”. Amostra é formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e porfotografias tiradas por crianças moradoras da região. Ambas as atrações podemser vistas das 9 às 17h.

 

Até domingo – A programação do aniversário deSalvador segue até o domingo (1°), com o show do cantor e compositor MagaryLord, no Farol da Barra, a partir das 19h. Como convidados, a revelação doVerão baiano trará Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Márcia Short, Lazzo Matumbi, RobertoMendes, Peu Meurray, além de Toni Garrido, cantor da banda carioca CidadeNegra.

 

Para a realização do evento, coordenado pela Empresa Salvador Turismo(Saltur), a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial para garantir aocidadão total infraestrutura, com serviço de ordenamento de trânsito, proteçãodo patrimônio público, iluminação e limpeza.