Saltos de asa delta no Morro de São José

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 13:36, por: cdb

26/1/2012, 11:22h
Saltos de asa delta no Morro de São José

Obra de plataforma será autorizada neste domingo, 29

A construção da plataforma para saltos de asa delta no Morro de São José, distrito de Maria Quitéria, será autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã deste domingo (29), às 9 horas. O projeto Voo Livre será uma ótima opção de lazer com estímulo à prática de decolagem de parapente, balonismo e planador.

Na primeira etapa da obra estão inclusas a construção de uma estrada com 4.200 metros e passeio lateral para dar acesso ao morro de São José, mirante, estacionamento com 40 vagas, sanitários, reservatório para captar água das chuvas e dá suporte aos sanitários, além de contar com energia solar.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, o projeto vai dar grande visibilidade ao Município, movimentar a economia e trazer turistas de todo o país para a prática do Voo Livre. “É um projeto muito importante, visto que o Morro de São José é o mais alto na Bahia e o terceiro maior do Brasil para a prática desse esporte”, ressalta Moraes.

Este aspecto, acrescenta o secretário, pode levar a cidade a sediar etapas nacionais do voo livre de asa delta, parapente, planador e até mesmo balonismo. A obra será executada pela Construtora Vasco Marinho Ltda., contratada pela Prefeitura de Feira de Santana através de licitação pública, e a primeira etapa está orçada no valor de R$ 580 mil.

“O acesso ao morro, por onde vai passar esta estrada, tem muitas pedras e lajedos. Isso vai requerer um tempo maior na construção da estrada por cima da serra. Então, acredito que a obra deve estar concluída em no mínimo 180 dias”, considera o secretário de Agricultura.

A tendência, acrescenta ele, é levar rede de abastecimento de água e energia elétrica à serra, justamente através das minações existentes no local. Há possibilidade, inclusive, de serem construídas pousadas no morro para desenvolver a economia do Município e do próprio distrito.