Saiba mais sobre José Carlos de Castro Martinez

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 5 de outubro de 2003 as 16:17, por: cdb

José Carlos de Castro Martinez tinha 55 anos. Nascido a 23 de maio de 1948, em São Paulo, era casado com Maria Beatriz Ferreira Martinez e tinah quatro filhos, Oscar, Mônica, Rodrigo e Priscila. Martinez tinha como profissão Adminsitrador de Empresas, apesar de não ter completado seus dois cursos universtários (Adminsitração e Direito, ambos na Faculdade Karnig Basarian, em Itapetininga, SP).

Radicado no Paraná, Martinez dirigiu diversas companhias durante sua careira profissional, a maioria ligada ao setor agrícola como a Companhia Agrícola Amiantaú e a Sapé Agropecuária. Trabalhou também na COREPLAN – Representações e Planejamento – e na Rádio e Televisão OM Ltda, em Curitiba. Desde 1975 ele era um dos proprietários e Diretor-Presidente da Rede de Televisão CNT, oriunda de Rede OM de comunicação, que pertence à sua família.

José Carlos Martinez começou sua carreira política em 1981 quando filiou-se ao antigo PDS. Dois anos depois, elegeu-se pela sigla para o primeiro mandato de deputado federal. Em 1986,deixou o PDS para filiar-se ao PMDB, onde foi eleito mais uma vez para a Câmara FEderal, e participou da Assembléia Constituinte de 1988. Em 1989 foi para o PRN, partido que elegeu o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Pelo PRN – impulsionado pelo desempenho de Collor – foi candidato ao governo do Estado do Paraná, perdendo no segundo turno para Roberto Requião, do PMDB. Em 91, deixa o partido para ingressar no PTB, partido pelo qual ganhou mais duas legislaturas (1999-2003 e 2003-2007) para a Caâmara Federal.

Martinez era o atual presidente nacional do PTB. Na campanha presidencial de 2002, o PTB se uniu ao PPS em torno da candidatura do atual ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e Martinez foi um dos p´rincipais coordenadores da campanha.