Safra de cebolas melhora no Paraná

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 as 11:32, por: cdb

A colheita de cebolas no Paraná na safra 2004/05 é de 85.963 toneladas, 7% superior à safra passada, de acordo com levantamento do Departamento de Economia rural da Secretaria de Agricultura. Os Estados da região Sul tiveram uma colheita satisfatória e dentro da estimativa inicial. As variedades precoces já foram colhidas e comercializadas e agora os produtores estão terminando a colheita de variedades de ciclo médio e tardio.

– As condições climáticas permitiram que se efetuasse o processo de cura e desse modo será possível armazenar o produto, sem perdas significativas, à espera de preço melhor – explicou o engenheiro agrônomo da Seab, Maurício Lunardon, que trabalha diretamente com a cultura.

No Paraná, o preço médio recebido pelos cebolicultores, em dezembro passado, foi de R$ 7,07 a saca de 20 quilos, contra R$ 8,60 em novembro.

– Essa diferença sempre acontece, já que no início da safra se praticam melhores justifica Lunardon.

Mesmo considerando que o preço poderá melhorar nos próximos meses, alguns produtores estão preferindo vender toda a produção ou parte dela para, com dinheiro na mão, conseguir descontos na aquisição de insumos para a próxima safra.