Saddam se reúne com especialista em guerra biológica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de março de 2003 as 13:23, por: cdb

A televisão do Iraque exibiu, na quinta-feira, uma reunião do presidente Saddam Hussein com várias autoridades, incluindo Huda Ammash, uma das principais especialistas do país em guerra biológica, revelou um funcionário do governo norte-americano.

A doutora Ammash, uma importante figura do partido governista Baath, participou da reconstrução do programa iraquiano de armas biológicas em meados da década de 1990, de acordo com fontes do serviço de inteligência dos Estados Unidos.

A divulgação do encontro serviria para advertir à coalizão inimiga que o governo iraquiano teria a intenção de usar armas de destruição em massa, “ou pode ainda ser apenas uma fita antiga, que eles decidiram exibir por alguma outra razão”, observou a autoridade norte-americana.

Na faixa dos 40 anos, Ammash concluiu um doutorado em microbiologia na Universidade do Missouri em 1983, segundo a mesma fonte.

Ammash é filha de um dos líderes do golpe que levou o partido Baath ao poder, em 1968. Seu pai morreu em circunstâncias misteriosas, suscitando rumores de que Saddam tenha ordenado seu assassinato.

Autoridades norte-americanas declararam não ter certeza se a fita exibida pela televisão iraquiana na quinta-feira mostrava uma reunião antiga ou uma realizada após o início da guerra.