Saddam diz à família que está com moral alto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 23 de junho de 2004 as 10:43, por: cdb

O ex-presidente do Iraque Saddam Hussein disse que seu moral está alto e pediu a seus parentes que digam “olá para todos” na única mensagem enviada para sua família desde sua captura em dezembro do ano passado, informou a revista “Newsweek”.

A mensagem endereçada “à minha filha” foi entregue à filha mais velha de Saddam, em Amã, na Jordânia, depois de representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha terem visitado Saddam em 21 de fevereiro, disse a revista, citando um dos 20 advogados contratados pela família.

A carta foi mostrada à revista por um dos advogados do ex-ditador, Muhammed al Rushadan, de acordo com um artigo publicado no site da “Newsweek”.

Um trecho da carta diz: “Em nome de Deus o misericordioso… para minha pequena e minha grande família, salaam alekum… Meu espírito e meu moral estão altos, agradeço à grandeza de Deus. E digam olá para todos”.

As autoridades militares americanas censuraram nove das 14 linhas escritas em um “formulário-padrão para mensagem à família”, fornecido pela Cruz Vermelha, disse a revista.

“Dois terços da mensagem foram rasurados”, disse Rushadan. “Apenas 17 palavras são legíveis. Não há suficiente para se entender o significado muito bem.”

Rushadan também produziu o que a Cruz Vermelha chama de “cartão de captura”, aparentemente assinado por Saddam e datado de 21 de janeiro. No cartão, o item “ocupação” está preenchido como “Presidente da República do Iraque”. O documento informa que ele estava “em boa saúde” e “levemente ferido”.

.