Sabesp confirma rodízio de água, apesar das chuvas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de outubro de 2003 as 10:30, por: cdb

As fortes chuvas do final de semana na Grande São Paulo melhoraram o nível dos mananciais de Cantareira e Guarapiranga diminuindo as chances de haver rodízio de água na cidade de São Paulo. Já o sistema Alto Cotia, responsável por atender 440 mil pessoas, continua com nível crítico e a Sabesp confirmou para o dia 15 o início do racionamento de água na região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmep), as chuvas intensas do final de semana equivalem ao que chove, em média, o mês todo de outubro em São Paulo. A assessoria da Sabesp informa que ao longo do dia os técnicos farão medições nos principais reservatórios da região metropolitana para avaliar qual o real nível dos mananciais após as chuvas.

A tempestade de sexta-feira – que deixou oito bairros sem energia elétrica na capital paulista e causou alguns pontos de alagamento ¿ praticamente descartou as chances de rodízio de água na cidade até o final do mês. Embora admita melhora no nível das reservas de água, a assessoria da Sabesp diz que só divulgará informações oficiais após as medições de hoje.

A Sabesp confirma também que houve diminuição no consumo de água em toda a Grande São Paulo. A empresa credita a economia às campanhas de conscientização, ao temor de racionamento e à queda na temperatura da região metropolitana.