Rua da Candelária será revitalizada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de janeiro de 2005 as 10:45, por: cdb

A Rua da Candelária é uma das mais tradicionais do Centro do Rio e é onde fica situada a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) – entidade de classe das mais antigas do país. Com o intuito de valorizar e revitalizar tanto a rua quanto a sede da entidade será instalada em ambas uma nova iluminação artística de época, nos moldes do período da fundação da Associação, em 1820, que dará aos visitantes a sensação de volta ao passado.

O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o presidente da ACRJ, embaixador Marcílio Marques Moreira, e o presidente da El Paso, Eduardo Karrer, realizaram a assinatura do acordo de início das obras para iluminação artística e revitalização da Rua da Candelária e do Espaço Público da Casa do Empresário nesta terça, na Rua da Candelária, 09 – Centro.

O projeto, segundo o secretário Wagner Victer, contará com uma completa restauração dos postes da Rua da Candelária e colocação de lampiões estilizados na mesma, além de iluminação especial para destaque da fachada do edifício sede da Associação. Os recursos são da ordem de R$ 200 mil.

– Todos os postes no entorno do edifício serão reformados, recebendo pintura em tons de bronze, para reparar os danos causados pelo clima e pelo tempo. Também serão renovados os circuitos de alimentação elétrica. Com isto, além da melhoria na aparência, a eficiência de luminosidade destes postes estará sendo otimizada – informou Victer. Ainda de acordo com ele, o busto que homenageia o jornalista Assis Chateaubriant, localizado a frente do prédio, também será destacado através de iluminação em tom dourado.

Victer explicou que também serão substituídas as luminárias (lampiões) existentes por outras de maior eficiência energética e de cor fria, gerando na Rua da Candelária um cenário de visibilidade total e de maior sensação de segurança na região em frente à Associação Comercial.

– Ainda na entrada do Espaço Público da Casa do Empresário, os dois caduceus, em forma de serpentes cruzadas, que simbolizam o poder, a sabedoria, o equilíbrio moral e a boa conduta, receberão uma iluminação mais viva, de cor mais quente, em tom dourado, ressaltando a riqueza e o valor que a entidade representa – completou.

Este é o 23º projeto de iluminação artística desenvolvido pelo governo do Estado, em parceria com a El Paso, que entre outros patrimônios já iluminou a fachada e o placo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Palácio de Cristal, em Petrópolis, o Palácio Pedro Ernesto (Câmara Municipal), Forte São Matheus (Cabo Frio) e diversas igrejas matrizes em todo o Estado.