RS terá policiamento aéreo inédito no Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de junho de 2003 as 18:37, por: cdb

A cidade de Porto Alegre, além dos municípios do Vale do Sinos e da região metropolitana, passarão a contar, a partir da próxima sexta-feira, com um policiamento aéreo que será realizado por aeronaves da Brigada Militar (a PM gaúcha).

Diariamente, durante quatro horas, dois helicópteros e três motoplanadores sobrevoarão diferentes locais como forma de policiamento preventivo. Sempre quando houver suspeitas de ocorrências policiais, os pilotos acionarão, por meio de rádio, veículos da BM.

Os horários dos vôos não são fixos, mas ocorrerão sempre entre 9h e 19h. Por dia, oito policiais do Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA) serão destacados para as operações.

De acordo com o comandante do GPMA, major Cleber Senisse, até dezembro, as aeronaves completarão 500 horas de vôo.

– Esse tipo de policiamento aéreo diário é uma experiência inédita no Brasil, e o pioneirismo do Rio Grande do Sul se deve, unicamente, porque a BM é uma das polícias militares mais equipadas do país em termos de monitoramento pelo ar – afirma.

O lançamento da nova operação está marcada para acontecer às 14h30 da próxima sexta-feira no aeroporto Salgado Filho, isso se as condições climáticas forem favoráveis, já que o evento, que ocorreria na última terça-feira, foi adiado por causa do mau tempo.

O secretário da Justiça e da Segurança, José Otávio Germano, e o comandante-geral da BM, coronel Nelson Pafiadache da Rocha, estarão presentes no evento.