RS pode ser afetado por temporais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de novembro de 2003 as 23:25, por: cdb

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para a ocorrência de chuva forte e temporais no Rio Grande do Sul durante o dia de amanhã.

De acordo com o metereologista Eugenio Hackbart, o quadro será favorável ao desenvolvimento de nuvens de tempestade sobre o estado nas próximas 24 horas, o que pode resultar em condições de tempo severo em pontos localizados.

Os dados recebidos pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo indicam que o volume de chuvas pode ser excessivo em alguns locais do sul e oeste do estado, com valores acumulados entre 50 e 100 milímetros em apenas um dia, o que traz potencial risco de alagamentos em áreas urbanas.

Os índices de instabilidade sugerem ainda que o Rio Grande do Sul começará a ser afetado por tempestades, algumas fortes, já a partir da madrugada desta terça-feira na fronteira sul e oeste.

No decorrer do dia, a instabilidade atingirá as demais regiões. A pressão atmosférica muito baixa (inferior a 1.000 hPa) e o desenvolvimento de nuvens de tormenta tornam as condições muito favoráveis para queda de granizo e a ocorrência de rajadas fortes a intensas de vento.