Roubo de domínios da internet cresce e gera indústria especulativa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2007 as 19:37, por: cdb

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) divulgou nesta segunda-feira estatísticas que afirmam que o número de pessoas que registram nomes de endereços de internet com fins especulativos ou extorsivos, beneficiados por avanços tecnológicos, como programas de registro automático e em massa está cada vez maior.

Segundo os dados de 2006, a ciberocupação atingiu um nível semelhante ao registrado em pleno boom da bolha tecnológica (2000), quando foi verificado um aumento de 15% deste tipo de ação em relação ao ano anterior.

Já existem, por exemplo, programas de informática criados para registrar automaticamente nomes de domínio já existentes, uma vez que suas licenças perderam a validade.

A ciberocupação também foi impulsionada por outras inovações tecnológicas, como a possibilidade de registrar nomes de domínio gratuitamente por um período de teste de cinco dias, onde é possível obter, por exemplo, uma receita apenas com o acesso de visitantes à página criada.

Segundo a OMPI, milhões de nomes de domínio são registrados a cada mês no mundo inteiro de forma provisória, sob sistemas de testes gratuitos. Uma vez que estas pessoas tiram proveito dos usuários que acessam os endereços, abandonam os sites, para que um novo registrador utilize a página.