Rosneft consegue empréstimo de US$ 6 bi de petrolífera chinesa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de fevereiro de 2005 as 09:55, por: cdb

A companhia estatal russa Rosneft obteve um empréstimo de US$ 6 bilhões da petrolífera estatal chinesa CNPC. O negócio foi garantido por entregas futuras de petróleo da Rosneft. O chefe da Agência de Energia da Rússia, Sergei Oganesyan, afirmou que a Rosneft vai usar os recursos para pagar dívidas com bancos russos, que emprestaram dinheiro para a empresa comprar a principal unidade de produção da Yukos, a Yuganskneftgaz em um leilão realizado em dezembro. A Rosneft pagou 9,3 bilhões de dólares pela Yugansk.

O governo russo vendeu a unidade para receber impostos atrasados da Yukos. A Rosneft surgiu como nova dona da Yugansk depois de alguns dias de confusão após o leilão, mas não está claro como a empresa de médio porte financiou a transação.

– As duas empresas (Rosneft e CNPC) concordaram com um pré-pagamento por entregas de petróleo no longo prazo – disse Oganesyan. 

A CNPC e companhias indianas têm há algum tempo figurado em rumores sobre interesse em comprarem uma participação minoritária na Yugansk a partir da Rosneft, mas Oganesyan não afirmou que se um acordo de participações acionárias foi discutido.