Rosinha abre conferência promovida pela ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 15 de fevereiro de 2005 as 09:29, por: cdb

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, abrirá a conferência “A oportunidade da Internet sem fio para as comunidades carentes na América Latina: Uma perspectiva brasileira”, que acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro. Mais de cem líderes do setor de informática estarão resentes ao evento, organizado pelo Wireless Internet Institute e co-patrocinado pela United Nations ICT Task Force.

A conferência tem o objetivo de promover a disseminação de infra-estruturas de Internet sem fio nos municípios. O secretário-chefe de Gabinete da Governadora, Fernando Peregrino, encerra o evento como moderador da plenária “Prioridades e planos de ação a serem definidos”, às 15h do dia 23.

A experiência fluminense com os projetos Piraí Digital, Pólo Petrópolis-Tecnópolis e Infovia, todos desenvolvidos com o apoio do governo do estado, será compartilhada para fins de democratização das tecnologias e padrões de banda larga sem fio para o acesso a serviços municipais.

–  Piraí Digital, Infovia e o Tecnópolis são todos projetos de sucesso, desenvolvidos no estado. O Infovia está possibilitando às comunidades carentes acesso à Internet de alta velocidade. O Piraí Digital está entre as sete cidades finalistas para receber o Prêmio Mundial Cidade Inteligente. E o Pólo Tecnópolis é a ponta tecnológica de nosso estado – destaca a governadora Rosinha.

Empresários, prefeitos, secretários de estado nas áreas de informação, segurança, saúde e educação, professores e representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia irão se reunir para buscar uma linha-mestra de entendimento sobre a tecnologia wireless e seus desafios. A regulamentação que afetam as autoridades municipais e a exploração dos benefícios da banda larga sem fio para o acesso a serviços públicos das comunidades locais são temas a serem amplamente discutidos nos dois dias do encontro.