Ronaldo disputa prêmio da Fifa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 18 de novembro de 2002 as 23:19, por: cdb

O brasileiro Ronaldo e o francês Zinedine Zidane, ambos do Real Madrid, além do alemão Oliver Kahn, do Bayern de Munique, concorrem ao prêmio de “Jogador do Ano” de 2002, oferecido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Association) ao melhor do mundo de cada temporada.

Entre as mulheres, a disputa será entre a norte-americana Mia Hamm, vencedora do ano passado, a chinesa Sun Wen e a alemã Birgit Prinz. Os vencedores serão anunciados em 17 de dezembro, em cerimônia a ser realizada em Madri.

As indicações são feitas por técnicos de 140 seleções nacionais masculinas e 70 seleções femininas. A Fifa pede aos treinadores para indicarem três nomes, dando cinco pontos para o seu preferido, três para o seu segundo melhor e um para a terceira opção.

Oliver Kahn é o primeiro goleiro a ser finalista desde que a premiação foi criada, em 1991. E Ronaldo e Zidane brigam também para se tornarem o primeiro a ser o melhor do mundo por três vezes.

No ano passado, o vencedor foi o português Luis Figo, do Real Madrid, que bateu o inglês David Beckham, do Manchester United, e o espanhol Raul Gonzalez, também do Real.

Na cerimõnia de premiação, a Fifa entregará também a Kahn a Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador da Copa do Mundo. O alemão receberá também o prêmio Lev Yashin, homenagem feita ao landário goleiro soviético. Ronaldo também tem um prêmio garantido: a Chuteira de Ouro, por ter sido o artilheiro da Copa do Mundo de 2002.