Rodízio de carros volta na quarta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de janeiro de 2005 as 21:01, por: cdb

Após 33 dias suspenso, o rodízio de veículos volta a vigorar em São Paulo a partir de quarta-feira para os carros com placas de finais 5 e 6. A medida restringe a circulação de veículos no minianel viário da cidade nos períodos da manhã, das 7 às 10 horas, e da tarde, das 17 às 20 horas.

– Apesar de o sistema estar sofrendo um desgaste, o rodízio de veículos ainda é eficiente – afirmou o engenheiro Eduardo Macabelli, superintendente de operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). – A medida retira das ruas 700 mil veículos nos horários de pico, apesar de uma tendência de queda.

Macabelli considerou pequena a redução na obediência à proibição no período da tarde, se for considerado o aumento da frota em circulação, estimada em 3,5 milhões de veículos. A CET não tem uma estimativa de a quantos quilômetros chegaria a lentidão diária caso não existisse o rodízio.

– Hoje, em alguns corredores, o trânsito circula sem problemas a partir das 20h30 ou 21 horas – disse Macabelli.

Ele confirmou que a equipe técnica da CET está analisando os prós e contras do sistema de rodízio, com o objetivo de promover alterações destinadas a tornar o sistema mais eficiente. Macabelli é contrário à adoção de medidas restritivas mais rigorosas.

– Ao se fazer a redistribuição de vias, com os motoristas reprogramando os horários de seus compromissos, tentamos evitar a mexicanização da frota, com as pessoas adquirindo um segundo veículo para fugir de proibições.