Roda de Conversa marca 35 anos da invasão da PUC São Paulo

Arquivado em:
Publicado Segunda, 26 de Novembro de 2012 às 12:53, por: CdB

Roda de Conversa marca 35 anos da invasão da PUC São PauloEvento faz balanço histórico da violação dos Direitos Humanos no Brasil. O auditório 239 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo será palco nesta terça-feira (27) de uma Roda de Conversa sobre a brutal invasão ocorrida no Campus na noite de 22 de setembro de 1977. Durante o evento será apresentado o resultado do Projeto “Torquemada - Resgatando a Memória da Opressão do Passado ao Presente”.

Da Redação

Enviar ! Imprimir !

São Paulo - O auditório 239 da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) será palco nesta terça-feira (27/11) de uma Roda de Conversa sobre a brutal invasão ocorrida no Campus na noite de 22 de setembro de 1977. Durante o evento será apresentado o resultado do Projeto “Torquemada - Resgatando a Memória da Opressão do Passado ao Presente”.

Dentre os palestrantes está Benedito Mariano, do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ele abordará o resgate histórico da construção da ideia de segurança pública e as práticas atuais da instituição. Mariano foi o primeiro ouvidor de polícia no país de 1995 a 2000.

Maria Auxiliadora Arantes, integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, falará sobre o 1º Congresso de Anistia na PUC-SP, a Luta pela Anistia no Brasil e o papel da PUC nesse processo. A conselheira da Comissão de Anistia Rita Maria de Miranda Sipahi completa o trio de palestrantes. Ana Bock professora titular da PUC será coordenadora da mesa.

Projeto Torquemada
Durante o ano de 2012, cinco Estados brasileiros, dentre eles, Rio de Janeiro e São Paulo, receberam o projeto “Torquemada – Resgatando Memória da Opressão do Passado ao Presente”, composto por apresentações da peça “Torquemada – 17 balas”, oficinas de teatro, rodas de conversa e mobilização nas redes sociais.

Releitura de um importante texto do dramaturgo Augusto Boal, a peça estimula o público a sair do papel de espectador para mudar a realidade apresentada. “Observamos que o público vê o espetáculo como reflexo claro de nossa realidade. Em cada local tivemos uma experiência diferente, muito enriquecedora”, contou Yara Toscano, coordenadora do projeto.

O projeto é resultado de parceria entre o GTO da Garoa e a ONG Mudança de Cena, e tem o financiamento da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça através do Projeto Marcas da Memória.

Serviço:
Roda de Conversa – 35 anos da invasão da PUC São Paulo
Data: 27/12, às 19h30
Local: PUC-SP, Auditório 239, Rua Monte Alegre, 984. Telefone: 3670-8000
Entrada franca
Informações: mudança_de_cena@yahoo.com.br


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo