Robô é destaque em feira de tecnologia em Las Vegas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de janeiro de 2007 as 19:36, por: cdb

Robôs domésticos são uma tendência crescente no Consumer Electronics Show (CES), uma feira de tecnologia que reúne fabricantes do setor de produtos eletrônicos e é considerada a mais importante do mundo, que se realiza em Las Vegas.

O robô Asimo, da Honda, pode ser visto na feira e também em propaganda na televisão em que o fabricante procura mostrar seu compromisso com a inovação. O líder do projeto Asimo, Stephen Keeney, disse que a Honda está empenhada em um dia vender uma máquina dessas.

– Nós continuamos nossa pesquisa na esperança de que possamos um dia introduzir o Asimo em uma casa, um hospital ou talvez um dia ele estará apagando incêndios -, disse empolgado.

O Asimo vem sendo desenvolvido há 20 anos e suas habilidades incluem caminhar para a frente, para trás, subir e descer escadas, e correr. Pode parecer pouco, mas há potência de computação equivalente a cinco dos mais poderosos PCs dentro de Asimo e o maior salto tecnológico está em seu domínio do ato de caminhar.

– Foram necessários dez anos para que o processo de andar fosse dominado e mais dez para refiná-lo -, disse Keeney.

Um dos robôs mais populares que realizam atividades domésticas em todo o mundo é Roomba,
vendido para mais de dois milhões de residências. Ele é usado para aspirar o pó do chão.

Fundada em 1990 pelos especialistas em robótica do MIT Rodney Brooks, Helen Grainer e Colin Angle, a empresa também produz robôs para uso militar. Mais de 700 robôs estão no Iraque e Afeganistão para ajudar a proteger os soldados.

A empresa anunciou o lançamento de uma versão do Roomba, iRobot Creature, que é totalmente programável, na esperança de inspirar uma nova geração de contrutores de robôs.