Robô americano encontra vestígios de água em Marte

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Abril de 2004 às 18:16, por: CdB

O robô americano Spirit detectou sinais da presença de água, no passado, na cratera Gusev de Marte, informou a Nasa esta quinta-feira, dias após a publicação da notícia sobre a existência, também no passado, de um mar salgado na região explorada por seu outro robô, o Opportunity.

"Gusev teve sua própria fonte de água, uma quantidade menor, que pode ter sido subterrânea", explicou o cientista da missão, Hap Sween, com base no estudo de uma rocha "que certamente sofreu alteração por interação com um fluido". "Esta rocha sofreu inúmeras alterações", acrescentou o cientista da Universidade de Tennessee e membro da Nasa.

"Os pesquisadores ainda não analisaram todos os dados que poderão levar à compreensão da "história complicada desta região de Marte", avisou.

O Opportunity encontrou vestígios que apontam para a existência, no passado, de um mar salgado no Planeta Vermelho, o que permitiria a vida naquele lugar, informou a Nasa há uma semana. As sondas espaciais Opportunity e Spirit estão em Marte desde janeiro passado em busca de sinais de vida.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo