Rio vai construir Cidade da Terceira Idade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de setembro de 2003 as 11:12, por: cdb

Depois de lançar na sexta-feira o Vida Saudável, programa que oferece gratuitamente atividades de lazer em clubes do estado para pessoas idosas, a governadora Rosinha Garotinha anunciou que vai terminar de construir a Cidade da Terceira Idade em Engenheiro Paulo de Frontin, na Região Centro-Sul Fluminense.
Iniciado na gestão Anthony Garotinho e paralisado pela que o substituiu, o projeto também servirá de escola de hotelaria para alunos da Fundação de Apoio à Eascola Técnica (Faetec).

As obras de construção deverão começar esta semana. A Cidade da Terceira Idade é um hotel, onde os idosos poderão participar de atividades sócio-recreativas, sem pagar pela hospedagem.

Dentro da política do idoso que a governadora dessenvolve desde que fora secretária de Ação Social, na administração de Garotinho, o Programa Vida Saudável foi elogiado pelo senador Sérgio Cabral, como “uma idéia extraordinária, que aproveita os horários ociosos de clubes da cidade para serem utilizados por grupos de convivência de idosos”.

O programa se junta a outras iniciativas de Rosinha voltadas para idosos, como a Farmácia Popular, que funciona no Instituto Vital Brasil, em Niterói, e vende remédios a R$ 1. Serão inauguradas mais quatro farmácias este ano: Campo Grande (Zona Oeste do Rio), Duque de Caxias e Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) e em São Gonçalo.

Rosinha também determinou ao Detran a renovação gratuita da carteira de habilitação para quem tem mais de 65 anos. Ainda como secretária de Ação Social, Rosinha reestruturou o Ligue-idoso, um serviço de utilidade pública que recebe denúncias de maus tratos contra idosos, além de orientar a população sobre os direitos da pessoa idosa.