Rio supera um milhão de crianças na multivacinação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de junho de 2003 as 10:15, por: cdb

A primeira etapa da Campanha de Multivacinação realizada no último sábado já totalizou 1.049.850 crianças menores de cinco anos imunizadas contra a poliomielite em todo o Estado do Rio, o equivalente a 82,99% da população infantil desta faixa etária. É o que informa o terceiro balanço parcial da campanha pela Secretaria estadual de Saúde.

Os números foram totalizados com base nos boletins enviados pelos municípios, e incluem as crianças vacinadas a partir de anteontem nos postos de saúde. O objetivo da campanha é imunizar contra a paralisia infantil e outras doenças.

A meta da Secretaria é vacinar 1.264.971 crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 100% da população infantil nessa faixa etária. A vacina Sabin e as outras da campanha continuam disponíveis em postos de saúde dos 92 municípios fluminenses. Os pais e responsáveis devem levar as cadernetas de vacinação para que as crianças completem seus esquemas de imunização com as outras vacinas.

Estarão disponíveis nos postos as seguintes vacinas:

hepatite B – menores de cinco anos;

tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B), utilizada pela primeira vez – menores de um ano;

tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – de um a quatro anos;

DTP (difteria, tétano e coqueluche) – de um a quatro anos;

haemophilus influenzae B – de um a quatro anos

As mulheres em idade fértil (de 15 a 49 anos) podem tomar a vacina dupla viral (sarampo e rubéola) e a dupla bacteriana (difteria e tétano).