Rio representa Brasil em exposição na Alemanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de junho de 2006 as 13:50, por: cdb

Única cidade e estado a participar do evento, representando o Brasil, o Rio terá um espaço na <i>PeléStation – A legend in action</i>, uma mega-exposição dedicada à história do Rei do Futebol, que será apresentada em Berlim durante a Copa do Mundo 2006.

Localizado no hall de acesso à exposição, na privilegiada estação de metrô U3, na Potsdamer Platz, o Espaço Rio de Janeiro ocupará uma área de 500 metros quadrados, do total de 3.300 metros quadrados da “PeléStation”. Com inauguração marcada para 6 de junho, a mostra reúne a trajetória profissional do craque, sua paixão pelo futebol e os títulos que conquistou.

Um gigantesco painel do Rio de Janeiro, a cidade brasileira que mais recebe turistas estrangeiros, abre a exposição. Em seu percurso, até a entrada da <i>PeléStation</i>, além das belezas naturais e as tradicionais atrações do interior, serão colocados painéis de outros destinos turísticos internacionais do estado, como Armação dos Búzios, Angra dos Reis, Parati e a Cidade Imperial de Petrópolis.

Fruto de uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada, o projeto reúne, de um lado, a Secretaria de Estado de Turismo, TurisRio, Riotur e Embratur e, de outro, o Rio Convention & Visitors Bureau e a Varig. O Espaço Rio de Janeiro, que funcionará simultaneamente à <i>PeléStation</i> de 9 de junho a 9 de julho, tem por objetivo consolidar mundialmente a imagem da cidade e das demais atrações do estado.

A expectativa dos organizadores é de que o estande do Rio de Janeiro receba entre público em geral, profissionais de turismo e imprensa, cerca de duas mil pessoas por dia. Eles querem aproveitar o ambiente favorável e distribuir brindes alusivos à Cidade Maravilhosa e às outras regiões turísticas do estado, além de folhetos turísticos e esportivos.

–  É uma oportunidade única de exposição positiva, da qual não podemos deixar de tirar proveito – completa o secretário de Estado de Turismo, Sergio Ricardo de Almeida.

Segundo o secretário, além de projetar a imagem do Rio num evento de repercussão mundial, o Espaço Rio de Janeiro é um ótimo momento para divulgar as atrações do interior.

– Todas as belas atrações do interior estão a menos de duas horas do Centro do Rio, um privilégio que poucas cidades têm – diz ele.

Entre as atividades previstas para o Espaço Rio de Janeiro estão a degustação de produtos típicos cariocas, como caipirinha, bolinho de bacalhau e de aipim, além da apresentação de samba e choro, programação de happy hours nas noites de quinta e sexta-feiras e de sábado, com participação da Estação Primeira de Mangueira, que abre a mostra no dia 8 de junho, além de Sandra de Sá, Martinália e Teresa Cristina, entre outros artistas.

O Espaço Rio de Janeiro está inserido no mega-projeto Copa da Cultura, evento nos moldes do Ano do Brasil na França, em 2005, que será realizado durante todo o segundo semestre na Alemanha.