Rio Preto se mobiliza para a Hora do Planeta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 14:38, por: cdb

Ricardo Boni/SMCSRio Preto foi 17ª cidade a aderir ao movimento, este ano.Em 2011, a Hora do Planeta foi um sucesso absolutoRio Preto vai apagar as luzes da Represa Municipal, por uma hora, neste sábado (31/03) para participar da Hora do Planeta. O movimento mundial visa combater às mudanças climáticas. A movimentação começa às 19 horas, no Lago 2 do Parque da Represa, com apresentação de DJ. As luzes do Lago 2 da Represa Municipal, vão ser desligadas por uma hora, entre às 20h30 e 21h30. As pessoas presentes no parque poderão participar de uma reunião à luz de velas, durante o apagão. Será a contribuição do município na Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour. Trata-se de um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF – World Wildlife Fundation para enfrentar as mudanças climáticas.

Em 2011, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 135 nações aderiram. Este ano 67 cidades do Brasil já estão confirmadas e das 13 capitais, existem 11 cidades que participam, pela primeira vez. Rio Preto foi 17a. cidade a aderir ao movimento, este ano. Até o momento, 242 ícones, praças ou monumentos ficarão sem iluminação das 20h30 às 21h30, no último dia de março no movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e vai apagar 270 lâmpadas da vapor metálicas, de 250 watts, instaladas no Lago 2. Durante essa uma hora, policiais da Guarda Municipal e Polícia Militar vão garantir a segurança na área.

O secretário de meio ambiente e urbanismo, José Carlos de Lima Bueno, convida os rio-pretenses a participarem do movimento, mantendo suas residências apagadas durante uma hora. “Será nossa  contribuição e a população também pode fazer sua parte,e contribuir com o movimento”, convida.

Para saber mais sobre o assunto, acesse www.horadoplaneta.org.br
 
Ellen Lima