Rio prepara Carnaval para todos os gostos

Arquivado em:
Publicado Quinta, 13 de Janeiro de 2005 às 07:41, por: CdB

Desfiles de escolas de samba, trios elétricos, bailes e concursos de fantasia, desfiles de blocos, shows de música popular e também muito lazer, recolhimento e descanso em ambientes rurais e pousadas acolhedoras, além de boa gastronomia, marcam o clima festivo com que os municípios fluminenses se preparam para o carnaval. A três semanas da festa, os hotéis das principais cidades turísticas já registram grande procura nas reservas e organizam programas especiais para oferecer o melhor aos seus hóspedes.

Como nos anos anteriores, a presença maior será de cariocas e paulistas, seguidos dos mineiros. Segundo levantamento da TurisRio nos hotéis da região os estrangeiros deverão chegar a partir da quarta-feira de cinzas, depois de passarem o carnaval no Rio. Embora ainda haja vagas, os hotéis da Região dos Lagos, Costa Verde, Região Serrana, Agulhas Negras e Vale do Paraíba estão com boas perspectivas e esperam lotação completa durante o carnaval. Ao todo, estima-se que, entre veranistas, visitantes de curta permanência e turistas, mais de dois milhões de pessoas deverão movimentar o interior no período do carnaval, cerca de 10 % acima do registrado no ano passado.

Niterói - A escolha da Rainha e Princesas do Carnaval no dia 22 de janeiro abre os festejos de Niterói. As inscrições vão até o dia 20 e poderão ser feitas na Neltur - a empresa de turismo local, na Estrada Leopoldo Fróes, 773 - São Francisco. Antes, porém, no dia 15, a Neltur programou o Vila do Samba, na Concha Acústica, e no dia 29, no Clube do Gragoatá, acontece a 14ª edição do Baile GLBTS (gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes)
Cabo Frio - O balneário caprichou com uma programação diversificada. Abre a festa no sábado, 15, com a sétima edição da Cabo Folia e trios elétricos que reunirão mais de 8 mil foliões, conforme os organizadores, com direito a abadás.Tem ainda desfile da Escola de Samba Grande Rio, no dia 19, além de Banda Eva e Margareth Menezes, Timbalada, Chiclete com Banana, Ara Ketu e Jammil e Uma Noites.

Búzios - Ainda sem programação definida, a sétima cidade brasileira mais visitada por estrangeiros no ano passado, segundo o último Anuário da Embratur, deverá ficar lotada principalmente de argentinos, paulistas e cariocas. Bares, restaurantes e boites se preparam para garantir a animação das noites já concorridas da Rua das Pedras e da Orla Bardot.

Petrópolis - Desde a primeira semana de janeiro até 27 de fevereiro, transcorre o Festival Sesc-Rio (música, teatro e dança), no Parque Municipal, com entrada franca. Nos dias de folia, shows com Osvaldo Montenegro e Chico César, e bailes infantis nos dias 5 e 6 de fevereiro. Mas o forte de Petrópolis serão os programas nas pousadas da região (Itaipava, Nogueira e Correas), celebrizada também pelo circuito gastronômico e os belos roteiros ecológicos que a cercam. Carnaval mais de relaxamento e descanso.

Itatiaia, Penedo, Visconde de Mauá - A Região das Agulhas Negras, cuja marca mais forte é o Parque Nacional de Itatiaia, onde se localiza o imponente maciço das Agulhas Negras, é inteiramente voltada ao turismo de lazer e de aventura, com seus rios encachoeirados para a prática da canoagem, as trilhas para as caminhadas e cavalgadas, a vida ao ar livre. Os distritos-bairros de Penedo (Itatiaia) e Visconde Mauá (Resende) concentram um grande número de pousadas e hotéis aconchegantes, que oferecem boa gastronomia, muito lazer e atividades na natureza.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo