Rio: PM recebe blindados em tamanho compacto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de janeiro de 2007 as 10:42, por: cdb

A frota de blindados da Polícia Militar do Rio de Janeiro vai aumentar: a corporação ganhará quatro novos veículos. Já apelidados de blindadinhos ou Caveirinhas, inicialmente patrulharão as vias expressas. Nele, cabem seis policiais. Os atuais Caveirões transportam equipes de 12 homens.
 
– A principal função será proteger o policial -, disse o comandante-geral da PM, coronel Ubiratan Angelo. Ainda não há data para os novos blindados circularem, mas se dependesse apenas do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, estariam nas ruas ainda neste semestre. – Gostaria que fossem usados no policiamento do Pan-Americano, em julho, mas não estarão prontos – afirmou Beltrame. Entre as adaptações previstas está a mudança do chassi de picape S-10 para o de caminhonete F-350, o que dará mais mobilidade ao carro.
 
O Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame esteve também fazendo uma visita à Companhia Independente de Policiamento com Cães no 16º BPM. Cerca de 40 animais farejadores devem chegar ao Rio para a Operação Divisa Integrada. Os cães, da Força Nacional de Segurança (FNS), são treinados para farejar drogas, armas, explosivos e vestígios de desaparecidos. Eles vão ajudar no combate à tática usada por traficantes, de levar pequenas quantidades de drogas de cada vez para escapar do cerco nas divisas. Até o Pan, chegam ao Rio outros 120 cães.
 
A atuação da FNS, há 15 dias nas divisas, foi classificados por Beltrame como tímida. Ele prometeu reavaliar a ação, embora sua expectativa não fosse a de grandes apreensões. Homens da Força apreenderam ontem 100 gramas de maconha com um aposentado na BR-393, que liga Volta Redonda a Vassouras, no sul do Estado.