Rio lança programa para reduzir mortalidade durante o parto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de março de 2011 as 14:50, por: cdb

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Reduzir a mortalidade materno-infantil e conscientizar as futuras mães da importância do exame pré-natal. Com esse objetivo, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje (28) o programa Cegonha Carioca, por intermédio do qual pretende ampliar e qualificar o atendimento às gestantes. A previsão é que o Cegonha Carioca atenda cerca de 6 mil grávidas da Rocinha, Santa Cruz, Paciência e Sepetiba na primeira etapa.

Para participar do programa as grávidas precisam fazer o exame pré-natal nos hospitais, postos de saúde e clínicas da família municipais, informou o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. “A grande ferramenta de redução de mortalidade materno-infantil é o pré-natal, que é a referência do parto.”

Segundo Dohmann, o programa permitirá que a gestante visite a maternidade antes do parto e conheça a equipe médica. “Ela também receberá um enxoval para o bebê e terá uma ambulância para o transporte no momento do parto. Além disso, disponibilizaremos um site com as fotos dos futuros bebês para facilitar a visitação virtual de amigos e familiares.”

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o índice de mortalidade infantil caiu de 13,6 óbitos para cada mil nascidos vivos em 2009 para 12,8 mortes em 2010. A mortalidade materna também teve redução: de 71 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos em 2009 para 59 mortes para cada 100 mil nascidos em 2010.

Edição: João Carlos Rodrigues

 

SaúdeSaúdemortalidadepartorio