Rio ganha Núcleo de Prevenção a Incêndios Florestais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de maio de 2006 as 13:32, por: cdb

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, inaugura na quinta-feira o segundo Núcleo de Prevenção a Incêndios Florestais (NuPif) do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que engloba parte das regiões Metropolitana e das Baixadas Litorâneas.

O NuPif foi implantado em parceria com o Projeto de Proteção à Mata Atlântica(PPMA)/RJ e com o Corpo de Bombeiros. A inauguração contará com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Ângela Fonti, e de Defesa Civil, coronel Carlos Alberto de Carvalho, e do presidente do IEF, Mauricio Lobo. No local, vão trabalhar dois bombeiros e um funcionário do IEF.

Na implantação desse e de mais outros cinco núcleos, o IEF investirá R$ 614 mil para, entre outras ações, comprar material de combate a incêndios florestais, como bombas costais flexíveis, machados, moto-serras e roçadeiras. Os NuPifs têm, entre outras atribuições, levar educação ambiental à comunidade dos parques estaduais, além de prevenir incêndios e dar os primeiros combates ao fogo dentro e nas cercanias dessas unidades de conservação.

O IEF tem quatro NuPifs já instalados: no Parque dos Três Picos, na Região Serrana; no Parque da Serra da Tiririca, em Niterói; no Parque da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio; e no Parque do Desengano, na Região Norte Fluminense.

Ainda este ano, o IEF vai inaugurar mais cinco NuPifs: na Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio; no Parque da Pedra Branca, em Jacarepaguá, na mesma região; na Reserva Biológica de Araras, em Petrópolis, na Região Serrana; e dois no Parque dos Três Picos, um em Cachoeiras de Macacu, na Região das Baixadas Litorâneas, e outro em Teresópolis, na Região Serrana.