Rio entrega primeiras unidades escolares da Fábrica de Escolas do Amanhã na Maré

Arquivado em:
Publicado Sexta, 26 de Fevereiro de 2016 às 10:28, por: CdB

 

As Fábricas de Escolas do Amanhã estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade, nos bairros da Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba

  Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro:   O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, inauguraram nesta sexta-feira, no Complexo da Maré, na Zona Norte da cidade, as primeiras quatro unidades escolares do Campus Educacional Maré, construído por meio do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. As Escolas Municipais Primário Nova Holanda, Primário Osmar Paiva Camelo, Primário Lino Martins da Silva e Ginásio Olimpíadas Rio 2016 vão beneficiar três mil alunos da região, que passarão a estudar em tempo integral, com turno de sete horas.
educacao.jpg
As Fábricas de Escolas do Amanhã estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade
Além do Campus Educacional, que terá mais quatro unidades, os moradores da Maré ganharão outras dez escolas até o fim deste ano, em um investimento total de cerca de R$ 229 milhões. Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio é ter pelo menos 35% dos alunos da rede municipal de ensino estudando em tempo integral até o fim de 2016. Entre as ações adotadas para atingir esse número está a construção de 119 novas unidades escolares, sendo 110 delas por meio do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. Com estas construções, a prefeitura chegará a mais de 300 novas unidades escolares entregues entre 2009 e 2016. As Fábricas de Escolas do Amanhã estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade, nos bairros da Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. A localização facilita a logística de transporte e estocagem de material para as construções das unidades. Entre os bairros que serão beneficiados pelas novas Escolas do Amanhã estão Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo e Santíssimo, Santa Cruz, Jacarepaguá, Maré e Nova Sepetiba. O projeto, coordenado e executado pela Riourbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras, tem como base preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, ergonomia, economia, conforto térmico, acústico e eficiência energética com emprego de materiais sustentáveis. As estruturas das unidades são de um sistema construtivo mais ágil, compostas por elementos pré-fabricados que garantem a sustentabilidade e rapidez na construção. Todos os ambientes escolares receberam tratamento acústico para garantir o conforto dos alunos e do corpo docente. Para isso foram empregados forros e painéis de vedação termo acústicos e esquadrias especiais. Os prédios possuem fachadas duplas com brises soleil, protegendo contra a incidência direta do sol e permitindo a passagem de correntes de ar, tornando os espaços escolares mais confortáveis e arejados. As fachadas duplas são elementos fundamentais para diminuir a temperatura no interior da edificação com economia de energia, otimizando o de uso de aparelhos condicionadores de ar. O programa Fábrica de Escolas homenageia o ex-governador Leonel de Moura Brizola que, de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994, construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado. Destes, 101 na cidade do Rio, sob a administração da Prefeitura do Rio.

Educação na Maré

Para o Complexo da Maré estão previstas, ao todo, 18 novas unidades escolares, das quais oito integram o Campus Educacional Maré. No total, dez mil crianças e adolescentes serão beneficiados com as novas construções, entre Espaços de Desenvolvimento Infantil (creche e pré-escola), Primários (1º ao 6º ano) e Ginásios (7º ao 9º ano). Desde 2009, a Secretaria Municipal de Educação inaugurou, no Complexo da Maré, seis Espaços de Desenvolvimento Infantil e o Centro de Educação de Jovens e Adultos(CEJA-Maré). Além disso, a prefeitura reformou o antigo prédio da Escola Municipal Nova Holanda, entregou o novo prédio da Escola Municipal IV Centenário e implantou as escolas municipais Escritor Ledo Ivo e Bartolomeu Campos de Queiroz. Atualmente, 30 unidades escolares atendem a cerca de 15 mil crianças e adolescentes do Complexo da Maré e seu entorno: 17 escolas, 13 creches e EDIs.

Escolas de tempo integral

Para qualificar ainda mais o ensino carioca e oferecer um aprendizado consistente, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando o número de escolas turno único. Atualmente 21% dos alunos da rede municipal (mais de 119 mil estudantes) já são atendidos em tempo integral. A meta é chegar até o fim de 2016 com 35% do alunos da rede estudando sete horas por dia. Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências. No IDEB 2013, os Anos Iniciais avançaram 17% em relação a 2009 (4,7 para 5,5), enquanto que nos Anos Finais o crescimento foi ainda maior, alcançando os 51,4% (3,5 para 5,3).
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo