Rio elege representante do Parlamento Juvenil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de junho de 2006 as 11:29, por: cdb

Mais de 30 mil alunos de escolas do Rio vão às urnas, nesta quinta-feira, para eleger entre quatro candidatos – três da Secretaria de Educação e um da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) – o representante do município no Parlamento Juvenil. O escolhido será conhecido na segunda-feira, quando deverá acabar a apuração na capital do estado.

Os 92 alunos eleitos –  um representante de cada município – recebem aulas de capacitação legislativa, onde aprendem sobre o Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o funcionamento das comissões, a elaboração de projetos de lei e até noções de comportamento no plenário. Os projetos de lei, elaborados pelos estudantes, são votados durante o período do Parlamento Juvenil. O mandato tem duração de um ano e começa em agosto.

O treinamento acontecerá no final do mês em cinco regiões. A etapa regional do Parlamento Juvenil será na Câmara de Vereadores, no município-sede destas localidades, e acontecerá sempre às quintas e sextas-feiras, a partir de agosto. Em janeiro do ano que vem, será realizada a etapa estadual.

O primeiro turno das eleições, que escolheu o aluno representante de cada unidade escolar, aconteceu no dia 4 de maio. No dia 31, foi realizado o segundo turno, que elegeu o representante de cada município. O Rio de Janeiro realiza terceiro turno por que possui três coordenadorias regionais, que elegem seus candidatos para disputar a vaga com o representante da Faetec.

Os candidatos cariocas são: Luiz Fernando de França Romão, do CE Visconde de Cairu; Ana Paula Mafra de Andrade, do CE Barão do Rio Branco; Alisson Ramos, do Ciep 321/Dr. Ulises Guimarães; e Luiz Augusto Maia Pereira, da Escola Técnica Ferreira Viana (Faetec).