Rio de olho nos Jogos Panamericanos de 2007

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 1 de junho de 2003 as 13:43, por: cdb

O Brasil já está se preparando para ser sede dos XV Jogos Panamericanos de 2007, considerada a segunda mais importante competição esportiva, depois dos Jogos Olímpicos. A pedra fundamental da Vila Panamericana no Rio de Janeiro será lançada em outubro, para abrigar os cinco mil atletas que participarão das competições.

Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzmam, a vinda dos Jogos Panamericanos para o Brasil, com a participação de atletas de 42 país, é a maior conquista política no esporte brasileiro.

Um intenso trabalho vem sendo desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, entre o prefeito César Maia e o Comitê Olímpico Brasileiro. E inclui ações como adaptar a cidade ao que a competição exige para ser realizada, como a construção de um Estádio Olímpico.

– A Prefeitura do Rio já está encaminhando o processo de realização da Licitação da obra – adiantou Nuzmam.

Um dos itens que preocupam o comitê organizador dos Jogos, segundo Nuzman, é o da segurança. Ele informou que no encontro com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ficou estabelecido que haverá um delegado da Polícia Federal para cuidar do comando único de segurança durante a competição. E destacou outro apoio recebido, o do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, “que tem dado a demonstração exata do que o esporte representa para o Brasil, para o governo brasileiro”.

Nuzman acrescentou que “o Comitê Olímpico Brasileiro se preocupa com a questão de segurança em qualquer competição esportiva no Brasil, independentemente da cidade em que se realiza, porque repercute para o país”.