Rio de Janeiro ganha calçadão com ar condicionado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 31 de outubro de 2002 as 23:59, por: cdb

O bairro de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, o local onde são registradas as temperaturas mais quentes da cidade – superiores a 40º C no verão – ganhará, na sexta-feira, um calçadão com ar condicionado.

O sistema de climatização no calçadão de Bangu foi testado e aprovado nesta quinta-feira pelo prefeito César Maia e também por moradores da localidade, que adoraram a idéia.

O projeto custou à Prefeitura R$ 22 milhões e, além do sistema de climatização por microgotejamento em um trecho de 600 metros nas avenidas Cônego de Vasconcelos e Ministro Ary Franco, que formam o calçadão, foram instalados dois elevadores para deficientes físicos e escadas rolantes para os pedestres cruzarem a linha férrea que corta a região, sem sair do frescor da cobertura do ar condicionado.

A Associação Comercial e Industrial de Bangu ficará responsável pela manutenção do sistema computadorizado, que usará 30 mil litros de água por dia para baixar a temperatura ambiente em até sete graus.

A novidade ficará em teste por oito meses e, se for comprovada sua eficiência, será levada para outros bairros que também registram altas temperaturas no verão, como Santa Cruz, Madureira e Méier.