Rio celebra dia de São Sebastião com ampla programação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 18 de janeiro de 2016 as 14:20, por: cdb

 

A Secretaria Municipal de Cultura idealizou o Roteiro Cultural São Sebastião

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

Os cariocas vão poder celebrar intensamente o dia do padroeiro da Cidade, comemorado em 20 de janeiro, nos equipamentos culturais da Prefeitura do Rio. A Secretaria Municipal de Cultura idealizou o Roteiro Cultural São Sebastião com boa parte das atividades a preços populares ou gratuitas, espalhadas por todas as regiões.

A programação tem início na véspera, nesta terça-feira, às 18h, com o show do grupo Mulheres de Zeca, em Jacarepaguá, no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. A apresentação faz parte do projeto Saideira Musical. Entre os destaques da programação está a feijoada com roda de samba da cantora Cassiana Pérola Negra para celebrar o aniversário de quatro anos da Arena Carioca batizada em homenagem à sua mãe, Jovelina, na Pavuna. Os 100 primeiros não pagam pela feijoada.

Outra atração do Roteiro Cultural São Sebastião é o Verão Musical no Castelinho, que, depois do enorme sucesso da temporada 2015, volta a agitar a garagem do Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, no Flamengo. A primeira atração de 2016 é a cantora Simone Mazzer. Na véspera, o espaço recebe o Sarau do Escritório e sua conhecida combinação de performance, poesia, teatro e exposição. No recém inaugurado Teatro Municipal Serrador, na Cinelândia, a Aquela Cia. apresenta a premiada peça Caranguejo Overdrive.

Para comemorar o segundo aniversário do coletivo Leão Etíope do Méier, contemplado pelo Programa Ações Locais Rio450, o Baile do Almeidinha, idealizado pelo bandolinista Hamilton de Holanda, realiza uma edição especial na próxima quarta-feira, às 21h, no Imperator, Centro Cultural João Nogueira.

Confira abaixo alguns eventos da programação do Roteiro São Sebastião:

Os cariocas vão poder celebrar intensamente o dia do padroeiro da Cidade, comemorado em 20 de janeiro
Os cariocas vão poder celebrar intensamente o dia do padroeiro da Cidade, comemorado em 20 de janeiro

Teatro

Em um universo composto por temas marcantes como a solidão, opressão e o escapismo, American Blues é uma viagem que transita por quatro peças de um ato do dramaturgo norte-americano, Tennessee Williams: “Esta propriedade está condenada”, “Adão e Eva em uma balsa”, “E contar a triste história da morte das bonecas” e “Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir”. Terças e quartas, às 19h, até 27 de janeiro. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Classificação: livre. Grátis.

Caranguejo Overdrive – A história começa no ano de 1868, durante a Guerra do Paraguai, e narra a trajetória de Cosme, um combatente que ganha baixa no exército brasileiro, após sofrer uma crise de loucura em meio ao campo de batalha. De volta ao Rio de Janeiro, Cosme é internado no antigo hospital do exército da Ilha do Fundão. Marcado pelas experiências de guerra, ele tenta retornar a antiga vida e retorna a região do Mangue, no Rocio Pequeno, recém-batizada Praça 11 de junho, uma homenagem a vitória brasileira na batalha do Riachuelo (Guerra do Paraguai). Texto de Pedro Kosovski. Direção de Marco André Nunes. Com Carolina Virguez, Eduardo Speroni, Matheus Macena, Fellipe Marques e Alex Nader. Terças, quartas e quintas, às 19h30, até 28 de janeiro. Teatro Municipal Serrador. R$ 40. Classificação: 16 anos.

Música

O aniversário de quatro anos da Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna será comemorado com muito samba sob o comando de Cassiana Pérola Negra, filha de Jovelina Pérola Negra e convidados. No repertório, Feirinha da Pavuna, Luz do Repente e Menina você bebeu, além de músicas de D. Ivone Lara, Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal. Dia 20 de janeiro, quarta, das 13h às 20h. São 50 feijoadas p/ as primeiras pessoas que chegarem. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Grátis.

Claudette Soares começou sua carreira muito cedo. Foi revelada no programa A Raia Miúda, de Renato Murce, na Rádio Nacional. Na Rádio Tupi participou do programa Salve o Baião!. Ele a apelidou de Princesinha do baião. Dividiu o palco com Luiz Eça, João Donato, Baden Powell e Milton Banana e outros músicos. Participou do programa de TV – Brasil 60, da apresentadora de TV e atriz Bibi Ferreira, pela TV Excelsior. Casou-se com o músico Júlio César Figueiredo, em 1972. Seu grande sucesso, “De tanto amor” foi um presente de casamento dado por Roberto Carlos, que foi seu padrinho. Dia 20 de janeiro, quarta, às 16h. R$ 40. Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Classificação: livre.

Exposição

V Bienal da EBA, a mostra nas galerias 3, 4 e 5 abre o calendário de comemorações dos 200 anos da Escola de Belas Artes da UFRJ, em 2016. Levando o público a pensar o que é o Tempo, a V Bienal da EBA reunirá diferentes linguagens e expressões artísticas através das obras concebidas por artistas estudantes da instituição. Segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 20h, e terças, quintas e sábados, das 10h às 18h. Até 27 de fevereiro. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Grátis.