Rio apresenta o Time Rio Paralímpico nesta quarta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 11:24, por: cdb
Paralímpico
Time Rio Paralímpico terá cerimonia de lançamento viabilizado pelos esforços do Comitê Paralímpico Brasileiro

Está marcada para esta quarta-feira, no Parque Aquático Maria Lenk,na Barra da Tijucam, na Zona Oeste do Rio, a cerimônia de lançamento do Time Rio Paralímpico, viabilizado graças asos esforços da Prefeitura do Rio, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).

O evento terá a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária municipal da pessoa com deficiência Georgette Vidor. A iniciativa dará condições de treinamento de alto nível e infraestrutura a um grupo de 15 atletas paralímpicos do Rio, sendo 9 já campeões internacionais.

Segundo Georgette Vidor, essa é uma grande conquista para o esporte paralímpico do Rio. “Sou uma defensora do esporte e o que nós queremos é desenvolver as modalidades paralímpicas na cidade. Esse projeto vai dar o apoio financeiro e estrutural para que esses atletas façam um trabalho ainda melhor”, afirmou ela.

O Time Rio Paralímpico é composto por atletas com deficiência visual e motora, que competem nas modalidades de atletismo, natação e judô. Eles terão incentivos como: bolsa em dinheiro para atletas, atletas-guia e treinadores, equipe multidisciplinar de atendimento (fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos) e aquisição de material esportivo e suplementos necessários para o desenvolvimento dos atletas. Além disso, eles passarão a utilizar as instalações da Prefeitura para treinamentos diários.

A parceria entre Prefeitura, SMPD e CPB visa a somar esforços para reunir conhecimento técnico, experiência, organização e recursos financeiros, com o objetivo de gerenciar ações planejadas para um treinamento esportivo de alto rendimento para estes atletas, e realizar indiretamente ações que proporcionem o desenvolvimento de modalidades paralímpicas.

A mudança no termo

O Brasil passou a adotar formalmente o termo “paralímpico” no lugar de “paraolímpico” no fim do ano passado, após uma orientação do Comitê Paralímpico Internacional. O motivo da troca foi uma adequação às demais nações que já utilizam o termo.