Rio Acre começa a baixar, mas sobe número de pessoas afetadas pelas chuvas no estado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 17:47, por: cdb

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O nível do Rio Acre, que transbordou por causa das chuvas atingindo mais de 102 mil pessoas apenas na capital, Rio Branco, manteve-se estável durante todo o dia e diminuiu, apesar de ainda estar 3,5 metros acima da cota de transbordamento. A informação consta de boletim do governo do estado divulgado hoje (27) no início da noite.

Já o número de afetados pelas enchentes cresceu em comparação com o fim de semana chegando a 134 mil em todo o estado. Com os primeiros sinais de vazante do rio, a prefeitura de Rio Branco, o governo estadual e o Exército começaram a planejar o trabalho de limpeza dos 32 bairros que foram mais afetados pela enchente na capital. A previsão é que, na primeira etapa, cerca de 500 homens e 280 máquinas trabalhem na limpeza das casas e terrenos, desobstrução de bueiros e retirada de entulho.

Dez cidades foram afetadas pelas chuvas no Acre, sendo que as mais atingidas foram Rio Branco e Brasileia. São 11.747 pessoas desalojadas que estão em abrigos públicos, mais de 6 mil apenas na capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para amanhã (28) é que haverá chuva moderada a forte.

Edição: Lana Cristina