Rice quer ‘novo capítulo’ em relação com Europa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de fevereiro de 2005 as 16:24, por: cdb

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, fez um apelo por um “novo capítulo” nas relações entre a Europa e os Estados Unidos no discurso sobre política externa mais importante desse início de mandato, em Paris, nesta terça-feira.

– É hora de virarmos as costas aos desentendimentos do passado – afirmou Rice, acrescentando que a Europa tem que:

– Estar pronta para trabalhar com os Estados Unidos.

O governo americano afirmou que a secretária de Estado escolheu uma universidade de Paris para fazer esse discurso importante porque a cidade seria um centro de debates.

Analistas interpretaram a escolha como um gesto conciliatório dos americanos nesse segundo mandato Bush.

A capital francesa foi a sexta parada na primeira viagem como secretária de Estado de Condoleezza Rice. Ela visitou oito países.

‘Liberdade’

As expectativas sobre uma possível tentativa de reaquecimento nas relações abaladas pela crise no Iraque eram grandes, e o discurso dela em Paris foi analisado atentamente.

– Vira e mexe na nossa história comum, americanos e europeus, conseguimos os maiores sucessos para nós e para os outros quando nos recusamos a aceitar situações inaceitáveis. E pusemos os nossos valores para trabalhar a serviço da liberdade – disse a secretária americana.

Rice reconheceu que os Estados Unidos e a Europa:

– Nem sempre estiveram afinados – mas afirmou que – é a hora de começarmos um novo capítulo.

– Os Estados Unidos estão prontos para trabalhar com a Europa em uma agenda comum. A Europa tem que estar pronta para trabalhar com os Estados Unidos.

Na terça-feira, os Estados Unidos anunciaram ter aceitado devolver à França três cidadãos franceses que estavam detidos na prisão da Baía de Guantânamo.

Por outro lado, autoridades francesas também vêm falando sobre um recomeço nas relações com os americanos, calcado em valores comuns e nas áreas tradicionais de cooperação entre os dois países.

‘Otimismo’

Condoleezza Rice chegou a Paris de Roma, na Itália, onde se encontrara na terça-feira com o ministro do Exterior do país, Gianfranco Fini, e com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano.

Na capital italiana, ela reafirmou o seu otimismo sobre o processo de paz no Oriente Médio e desafiou o governo sírio a apoiar as negociações.

Rice fez um apelo para a Síria “parar de apoiar grupos militantes” e afirmou não querer que o país fique isolado.

A secretária de Estado ainda deve se encontrar com o presidente Jacques Chirac e com o ministro do Exterior francês, Michel Barnier.

Na quarta-feira, ela deve ir a Bruxelas e a Luxemburgo para se reunir com representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Européia.

A viagem de Rice deve abrir caminho para uma visita do presidente George W. Bush prevista para o fim deste mês.