Reunião em Almada dá início ao 19º Congresso do PCP

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 30 de novembro de 2012 as 14:05, por: cdb

No dia 30 de novembro teve início o 19º Congresso do Partido Comunista Português, na cidade de Almada, em Portugal.
Sob o lema “Democracia e Socialismo: os valores de Abril no futuro de Portugal” o Secretário Geral do Partido e Deputado da Assembléia da República, Jeronimo de Souza, deu início aos trabalhos parabenizando o principal responsável pela construção do já vitorioso congresso: o militante.

“O congresso do PCP foi construído por cada militante, que o fez no mesmo período de organização de grandes mobilizaçoes contra as políticas de austeridade, como a grande greve geral do dia 14 de novembro”, afirmou o dirigente.

Jeronimo de Souza também destacou aspectos da atual crise capitalista em Portugal e na Europa, enfatizando o papel do PCP na luta contra o Pacto de Agressão Português e à austeridade da União Europeia.

“A desindustrialização e a financerização são causas estruturais da atual crise capitalista, que se distingue das anteriores por se estender por todo mundo e se expressar em simultâneo nos planos financeiros, economico, ecologico e energético.” destacou o Secretário Geral do PCP.

O Congresso, que seguirá até o dia 2 de dezembro de 2012, tem como objetivos centrais aprovar as teses de Resolução Política do Partido e eleger o novo Comitê Central do PCP.

O PCdoB participa do Congresso através da Deputada Federal e Lider da Bancada do PCdoB na Câmara Federal Luciana Santos e da camarada Luisa Barbosa, do Coletivo Nacional de Pós-Graduandos.

Da redação

 

..