Restaurante Escola já formou 5 mil profissionais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 12 de maio de 2006 as 11:01, por: cdb

Desde a sua criação em abril de 2001, o Restaurante Escola do Palácio Guanabara já formou cerca de 5 mil profissionais que entraram para o mercado de trabalho através dos diversos cursos ministrados na unidade. São nove turmas de garçom, nove de auxiliar de cozinha, 12 de pâtisserie doce e 12 de pâtisserie salgado e ainda 15 turmas de informática por ano oferecidas pela escola.

O curso mais procurado é o de garçom, seguido pelo de auxiliar de cozinha. Os dois têm duração de dois meses, com horário integral, das 8h às 17h. O curso é ministrado com 30 dias de aulas teóricas e 30 dias de aulas práticas. Nas aulas teóricas para garçom, os alunos aprendem tópicos como colocação dos talheres à mesa, o lado para servir, higiene pessoal e comportamento, além de aulas de português, matemática, informática e francês. Nas aulas práticas, os alunos treinam no salão do próprio Restaurante Escola.

No curso teórico para auxiliar de cozinha, os alunos aprendem como cortar os diversos tipos de carne, manusear os alimentos, além de aulas de português, matemática e francês. As aulas práticas são dadas na cozinha e no salão do restaurante. No curso são oferecidos almoço e lanche para os alunos, no próprio Restaurante Escola.

Muitos dos alunos já saem dos cursos empregados, como o auxiliar de cozinha Sandro da Silva Soares, 32 anos que terminou as aulas há algumas semanas e já está trabalhando no Hotel Panda, na Zona Sul do Rio.

– Faltava uma semana para terminar o curso e o hotel estava precisando de um auxiliar de cozinha. O chefe de cozinha do Restaurante Escola do Palácio me indicou – disse Sandro.

O garçom Igor Ferreira da Silva, 25 anos, também conseguiu emprego no restaurante Premiatto, que fica no Barrashoping, na Barra da Tijuca, tão logo concluiu o curso.

– O curso foi muito importante pra mim, já que por ter sido o melhor garçom da turma recebi uma carta de recomendação do diretor da escola e fui estagiar no gabinete da governadora. Isso contou muito para o meu currículo, pois teve peso na hora de procurar emprego – contou Igor.

Para se inscrever é necessário que o candidato tenha concluído a 5ª série do Ensino Fundamental e completado 16 anos de idade. Os documentos necessários para a inscrição são: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e de escolaridade, todos com cópia e original, além de duas fotos 3×4.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2299-5120 ou na própria escola. O endereço do Restaurante Escola do Palácio Guanabara é Rua Pinheiro Machado s/ n° – Laranjeiras.