Restaurado, filme de 40 anos atrás é exibido na Galeria Olido

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 12:27, por: cdb

Restaurado, filme de 40 anos atrás é exibido na Galeria Olido

O Cine Olido exibe entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, o filme “Cada um Vive como Quer”. O longa-metragem, lançado há 40 anos, recebeu uma completa restauração digital. Os ingressos custam R$1.

Em 2010, a Sony Pictures anunciou a restauração digital do longa-metragem lançado 40 anos antes, Cada um Vive como Quer (Five Easy Pieces), dirigido por Bob Rafelson e produzido por Bert Schneider. A cópia em 35mm, finalizada, será exibida no Cine Olido entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Filme, Ator (Jack Nicholson), Atriz (Karen Black) e Roteiro Original.

 

O filme integra o movimento conhecido como Nova Hollywood, que teve seu início marcado pelos longas Bonnie & Clyde (1967) e Sem Destino (1969). O movimento, que ascendeu na década de 1970, foi influenciado pela Nouvelle Vague francesa, perpetuando o ideal do cinema “de autor”. Essa época apresentou os primeiros trabalhos de cineastas hoje renomados, como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Steven Spielberg e George Lucas.

 

Cada um Vive como Quer

 

Na produção, Jack Nicholson é um típico norte-americano sem perspectivas. Apesar da formação em piano clássico e da vida tranquila em uma família rica, Robert, seu personagem, prefere abdicar do conforto para viver longe, trocando constantemente de mulher e de emprego. Ele divide sua casa com a namorada Rayette Dipesto, vivida por Karen Black, que leva à cena o estereótipo de uma mulher burra. Embora ela esteja disposta a lutar pelo relacionamento, o parceiro se mostra desinteressado e sem paciência para lidar com a moça.

 

As explicações para o comportamento aparentemente indiferente do personagem de Nicholson são esboçadas quando recebe a notícia de que seu pai está à beira da morte. Ele retorna ao lar, onde precisa encarar mais uma vez a típica família burguesa intelectualizada, realidade pela qual nutre certa aversão. Evidencia, assim, o medo recorrente de encarar as responsabilidades da vida adulta.

 

Serviço

 

Nova produção do longa-metragem Cada um Vive como Quer

Data: 28 e 29 de fevereiro e 1º de março

Horário: 19h30

Local: Cine Olido, na Galeria Olido
Endereço: Av. São João, 473, Centro
Ingressos: R$ 1