Residência médica do HM tem aula inaugural amanhã

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 14:32, por: cdb

Acontece nesta quinta-feira (1º) a aula inaugural da primeira turma de 2012 do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV), cujo processo seletivo aconteceu no final de janeiro. A palestrante convidada é a coordenadora da residência médica de pediatria, Ignez Cristina Santos Netto. O evento começa às 20 horas, no auditório da Policlínica Central.

O HM oferece oito vagas nas especialidades cirurgia geral, pediatria, clínica médica e obstetrícia e ginecologia, além de duas vagas em medicina de família, por meio do Processo de Seleção Unificado (PSU) aberto pelo MEC em novembro do ano passado.  Os médicos aprovados são dos municípios de Ipatinga, Timóteo, Tarumirim, Rio de Janeiro (RJ), João Neiva (ES), Nova Venécia (ES) e Valadares.

A solenidade vai contar com a presença do secretário municipal de saúde, Renato Fraga, do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Adhemar Figueiredo, da prefeita Elisa Costa, da diretora executiva Amanda Resende, do diretor clínico Paulo César Ribeiro, do diretor técnico César de Tassis e do vice-diretor clínico Marcílio Alves.

Também estarão presentes o coordenador da residência médica de cirurgia geral, Cláudio José Carvalho; o coordenador da residência médica de clínica médica, Sebastião Santiago; o coordenador da residência médica de ginecologia e obstetrícia, Vital Vieira Neto; a coordenadora da residência médica de pediatria, Ignez Cristina Santos Netto; e o coordenador da residência médica de medicina da família, Adhemar Figueiredo.

Esta é a terceira vez que o HM oferece residência médica, um importante pré-requisito para que a entidade se torne um hospital-escola. Para o coordenador da Coreme, Adhemar Figueiredo, o Programa de Residência Médica coloca o Hospital numa posição de polo de treinamento, promove a atualização dos orientadores, gera conhecimento e, acima de tudo, melhora a assistência que presta à população valadarense e da região.

Residência médica

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço sob a orientação de profissionais médicos com ampla experiência em suas áreas de atuação.

A residência médica no Hospital Municipal está sendo oferecida nas áreas de pediatria, cirurgia geral, clínica médica e ginecologia e obstetrícia, com programas credenciados junto ao Ministério da Educação. O programa de residência também oferece duas vagas em medicina de família. As residências têm duração de dois e três anos.