Requerimento de aposentadoria pode ser feita pelo telefone

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de maio de 2006 as 14:15, por: cdb

O requerimento de aposentadorias também poderá ser feito pelo telefone. O Prev Fone, que funciona pelo número 0800780191, em breve será estendido para todo o país. A afirmação é do presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Valdir Moysés Simão.

– É um tipo de benefício que nós pretendemos também, com a nova central, agendar o atendimento. Se o segurado chegar com toda a documentação necessária, nós vamos tentar, ao final do atendimento, já decidir se concedemos ou não a aposentadoria, que é o que chamamos de atendimento resolutivo – afirmou Simão.

Segundo o presidente, há dois tipos mais comuns de aposentadoria: por tempo de contribuição, que é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres; e por idade, aos 70 anos, com contribuição mínima por 15 anos. Ele afirma que os requerimentos de aposentadoria representam menos de 10% da demanda total dos postos de atendimento.

Em relação ao recadastramento dos aposentados e pensionistas, Simão afirmou que o INSS não tem verificado dificuldades de comparecimento.

– O segurado está sendo avisado pelo próprio banco onde ele recebe o pagamento. Se não é ele que recebe, é o procurador, ele pode fazer a atualização do cadastro. E depois vamos checar na residência do segurado se de fato ele existe e está vivo – disse o presidente do INSS.

Ele afirmou que o procedimento é fundamental para que o INSS tenha a garantia de que os pagamentos estão sendo feitos às pessoas que têm o direito de receber. A expectativa é de que sejam suspenso o pagamento de cerca de 2,5 milhões de benefícios.