Representantes do Estado vão à Europa em busca de investimentos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 16 de março de 2007 as 11:01, por: cdb

Em busca de investimentos e parcerias, uma comitiva formada por cerca de 40 pessoas, entre elas o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, representando o governador Sérgio Cabral, participa de missão à Europa.

A partir deste sábado, dia 17, prefeitos, vereadores, secretários municipais, líderes sindicais e tributaristas de todo o Estado integram a comitiva coordenada pela organização não-governamental Agência Rio.

– Vamos mostrar alguns projetos do Rio de Janeiro, algumas possibilidades de investimento. O momento econômico que Estado está vivendo é perfeito para atrair investimentos externos – disse Bueno.

A comitiva será recebida primeiro em Lisboa, em Portugal, e, em seguida, em Madri, na Espanha. O objetivo é apresentar projetos públicos, privados ou PPPs (público-privados), propostas de parcerias e convites para visitas ao Estado a empresários e autoridades européias.

Entre os prefeitos que integrarão a comitiva, estão o de Macaé, Riverton Mussi; de São Gonçalo, Aparecida Panisset; e de Itaguaí, Carlos Bussato. Fazem parte da missão o advogado tributarista Condorcet Rezend, o vice-presidente da Força Sindical, João Ricardo de Oliveira, e o presidente da Fundação Ricardo Franco, Adval Carvalho.

Os principais projetos que serão apresentados são referentes às áreas de saneamento, meio ambiente, habitação e turismo. Para tornar os investimentos mais atraentes, o governo estadual e as prefeituras estão preparados, caso seja necessário, para oferecer incentivos fiscais e outros benefícios, como doação de terrenos, por exemplo, aos empresários europeus.

Na capital portuguesa, o grupo fica até o dia 19. Em torno de 30 empresários locais ouvirão dos visitantes fluminenses detalhes dos projetos e propostas de investimentos. Prefeitos portugueses e diplomatas brasileiros em Lisboa também participam dos encontros.

No dia 21, a missão parte para a capital espanhola, onde cerca de 40 empresários foram convidados para participar das audiências que contarão, ainda, com a presença do embaixador brasileiro em Madri, José Viegas Filho. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 23.