Repasse de R$ 1 milhão para a Univille

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 13:17, por: cdb

Cerca de 250 alunos da Universidade da Região de Joinville, Univille, serão beneficiados com bolsas de estudo de 25 a 50%, graças ao acordo entre a Prefeitura de Joinville e a Câmara de Vereadores. O repasse de R$ 1 milhão, proveniente de economias do Legislativo, foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta terça-feira (24/01), na sala do colegiado.

O prefeito Carlito Merss destacou ser o acordo parte do exercício do governo de ouvir a comunidade e aplicar os recursos com mais transparência. “Queremos um legislativo independente, que faça o debate ao analisar os projetos, mas que também considere, acima de interesses, o que é melhor para a cidade. Esta decisão só foi possível pela vontade comum do Legislativo e do Executivo de beneficiar a universidade que é a grande formadora na área do magistério na cidade”, comentou. “Quando as questões de interesse do município ficam acima de ideologias políticas, a cidade só tem a ganhar”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Odir Nunes. Para ele, é uma maneira de contribuir para a realização do sonho do curso superior para muitos jovens.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito Ingo Butzke, secretários, professores e gestores escolares da rede municipal, profissionais da Univille e vereadores.

Contrato também para formação de gestores da rede pública

Além de comemorar o repasse para a aplicação em bolsas de estudo, o secretário de Educação, Marcos Aurélio Fernandes, estava feliz pela contratação da Univille para a formação continuada de 300 gestores escolares de escolas e CEI’s. “Estamos investindo na formação dos profissionais da educação municipal e valorizando a nossa universidade”, enfatizou Marquinhos. Ele lembrou que a prefeitura tem diversas outras parcerias com a Univille, como aquelas ligadas às secretarias de Fazenda, Saúde e Assistência Social.

Tanto o repasse de recursos como o programa de capacitação docente foram considerados importantes pelo reitor da Univille, professor doutor Paulo Ivo Koehntopp. Ele lembrou de ações desenvolvidas pela universidade, desde a sua fundação, em 1967, frisando que a instituição não tem fins lucrativos e que, portanto, é de propriedade da cidade.