Renée Zellweger ganha prêmio de melhor atriz do sindicato de atores de Hollywood

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de março de 2003 as 10:14, por: cdb

O musical “Chicago” liderou a lista de vencedores do prêmio do Screen Actors Guild, o sindicato dos atores de Hollywood – o último a ser entregue antes do Oscar, cuja cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de março.

Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones ganharam, respectivamente, os prêmios de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, por seus papéis de assassinas na adaptação do show da Broadway.

O filme recebeu também o prêmio pelo conjunto do elenco – o equivalente ao Oscar de melhor filme.

O sucesso de “Chicago” na cerimônia de domingo, em Los Angeles, e em outras premiações, torna o filme um dos favoritos na disputa do Oscar, no qual recebeu indicações em 13 categorias.

Oscar

O prêmio do Screen Actors Guild (SAG) é visto com um bom indicador dos vencedores nas principais categorias do Oscar.

Daniel Day-Lewis recebeu o prêmio de melhor ator, por seu papel em “Gangues de Nova York”, seu primeiro filme depois de um recesso de cinco anos.

Christopher Walken foi escolhido o melhor ator por sua interpretação de pai do personagem de Leonardo DiCaprio em “Prenda-me Se For Capaz”.

Renée Zellweger disse que ficou chocada por conquistar o prêmio derrotando adversárias como Nicole Kidman, que concorreu por “As Horas”, e Juliane Moore, candidata por “Longe do Paraíso”.

“Quando você começa na carreira, espera conseguir trabalho o suficiente para não ter que carregar mais bandejas”, disse ela, referindo-se à época em que trabalhou como garçonete.

Hematomas

Zeta-Jones – que está esperando seu segundo filho com o marido, o ator Michael Douglas – disse que os números de dança em “Chicago” deixaram os atores com hematomas freqüentemente.

“Se eu não estivesse grávida, faria tudo de novo”, afirmou.

Richard Gere – que perdeu o prêmio de melhor ator para Daniel Day-Lewis – elogiou seus companheiros de filme ao receber o prêmio pelo conjunto do elenco.

“Desde o primeiro dia, formamos uma família.”

Clint Eastwood recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra.

“Espero que isso não signifique que tenha que me aposentar e sair da estrada”, brincou.

O SAG também é dado a produções para a televisão. James Gandolfini e Edie Falco, ambos da série “Os Sopranos”, ganharam os prêmio de melhor ator e atriz.

As indicações são feitas por 4.200 membros do sindicato escolhidos aleatoriamente, com os 98 mil membros da organização votando nos vencedores.