Remanescentes de quilombos recebem títulos de terra neste sábado

Arquivado em:
Publicado Sexta, 06 de Janeiro de 2006 às 09:02, por: CdB

Os remanescentes de quilombos que vivem em Conceição do Macacoari, localizada a 100 quilômetros de Macapá (AM), estão preparando uma grande festa para comemorar o reconhecimento, pelo governo federal, da comunidade quilombola. O título será entregue neste sábado, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com isso, eles passarão a ser donos dos 9,3 mil hectares em que vivem. Segundo a presidente da associação de moradores da comunidade, Ana Rita Picanço, serão quase 20 horas de comemorações. As festividades vão se concentrar numa maloca onde se realizam as festas tradicionais da comunidade.

- Uma das atrações vai ser a apresentação de um grupo de marabaixo, uma dança típica dos negros - conta Ana Rita, que pertence à sexta geração de uma família descendente de escravos.

Para a tia de Ana Rita, Doralice Jesus Ramos, o sábado vai marcar a vida das 61 famílias que vivem em Conceição do Macacoari.

- Agora nós temos a terra que é nossa, ninguém vai poder vir de outro lugar para mandar aqui no nosso lugar - diz.

Doralice espera que com o reconhecimento, as condições de vida na comunidade também melhorem. Segundo ela, no local não há escola, posto de saúde, nem transporte público. Além disso, a infra-estrutura é precária.

- Agora vai melhorar, se Deus quiser. A gente vai correr atrás, eu tenho certeza que agora nossa comunidade vai ficar reconhecida e as autoridades vão procurar nos ajudar. Aqui nunca veio nenhum prefeito, nenhum deputado, nenhum governador, a nossa comunidade é esquecida, mas agora eu tenho certeza que ela vai ser reconhecida.

O trabalho de regularização das terras é resultado de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, ao qual o Incra é ligado, a Fundação Palmares e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo